A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) está entre os vencedores do 1º Prêmio de Práticas Inovadoras, realizado pela Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE-SC). A premiação tem o objetivo de reconhecer e disseminar as melhores práticas de controle da gestão pública no Poder Executivo estadual.
A criação dos Painéis de Gestão da Corregedoria-Geral foi um projeto alinhado e elaborado dentro do Plano de Comando 360° da PMSC (2022- 2032) que buscou possibilitar a gestão dos dados correcionais, apresentando estatísticas instantâneas, possibilitando a tomada de decisão na área correcional, identificação de tendências, planejamento de ações preventivas e repressivas no campo correcional, bem como interação com a área de ensino e instrução da PMSC. O sistema usou como base os resultados coletados por meio das apurações realizadas nos procedimento da Corregedoria-Geral da corporação.
O objetivo é dar ao corregedor a possibilidade de acompanhar no seu telefone celular todas as informações dos processos em andamento naquele órgão, auxiliando no aprimoramento da condução dos processos administrativos disciplinares e procedimentos de investigação criminal para responsabilização de policiais militares.
Segundo o corregedor-geral da PMSC, coronel Fabrício Berto da Silveira, “o desenvolvimento do projeto foi necessário para reunir os dados, categorizados, e que são resultado das apurações, em mapas estatísticos que passam desde números simples absolutos quanto a quantidade de procedimentos instaurados”, completou. O projeto impacta todas as regiões do Estado de Santa Catarina e todas as Unidades PMSC.
A equipe da corregedoria-geral da PMSC responsável pelo projeto faz parte da Divisão de Auditoria e Sistemas (DAS) é formada pelo tenente-coronel Vinícius Valdir de Sá, pelo subtenente Jadson Casa Grande Bittencourt e 2º sargento Douglas de Souza.