Na manhã desta quinta-feira, 9, foi realizada, na sala do Conselho Estratégico do Quartel do Comando-Geral (QCG), em Florianópolis, uma coletiva de imprensa apresentando a logomarca comemorativa dos 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e o calendário de eventos alusivos à data.
Na ocasião, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou os principais eventos que serão promovidos ao longo do ano em todas as regiões do Estado. Um dos marcos das comemorações será o início do revezamento da flâmula, programado para o dia 13 de janeiro, no município de Dionísio Cerqueira. A flâmula percorrerá os Grandes Comandos (Comandos Regionais), todos os batalhões de área e especializados, além das unidades dos Colégios Militares do Estado.
As celebrações incluem uma programação diversificada, com corridas rústicas, eventos de quartéis abertos, bailes de gala, aniversários de unidades e olimpíadas, entre outras atividades. O objetivo é aproximar a população da corporação e celebrar esse marco histórico juntos.
A logomarca dos 190 anos foi apresentada com uma proposta que conecta o passado, o presente e o futuro da corporação. Cada elemento foi cuidadosamente escolhido para transmitir uma mensagem simbólica. O número 190, além de representar o aniversário da PMSC, remete ao telefone de emergência amplamente reconhecido pela população como sinônimo de segurança.
Outro destaque da logomarca é a figura de Alferes Joaquim Antônio de São Thiago, primeiro comandante-geral da PMSC, ao lado da bandeira de Santa Catarina, símbolo que reforça a identidade e o orgulho catarinense.
Participaram dessa coletiva o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, e o chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, e a secretária adjunta da secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) de Santa Catarina, Gabriela Botelho Mager, imprensa e convidados.
“É um ano marcante, uma data comemorativa com um símbolo icônico, o 190 é o número da vida, não será apenas uma programação de eventos comemorativos, nós vamos trabalhar muito, em operações, em prevenção, principalmente com os nossos programas preventivos. Junto a essa atividade preventiva e ostensiva, vamos somar forças com as outras forças de segurança do Estado que fazem Santa Catariana o Estado mais seguro e fazem na nossa corporação a melhor do país”, destacou o comandante-geral, coronel Pelozato.
Ao final, foi apresentado o vídeo que marca a abertura da comemoração dos 190 anos da corporação. Abaixo está um link com o cronograma de todos os eventos que serão realizados no decorrer do ano. Acompanhe a programação e participe dos eventos junto com a Polícia Militar de Santa Catarina.