A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 9/5, operação para desarticular esquema criminoso de contrabando de herbicida contendo o ingrediente ativo paraquate, produzido na Argentina, internalizado de forma clandestina no Brasil e comercializado ilegalmente na região nordeste de Santa Catarina.
Na ação de hoje, equipes da Polícia Federal estão cumprindo três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em imóveis localizados em Massaranduba/SC e Dionísio Cerqueira/SC.
A investigação se iniciou em janeiro de 2023, após a prisão em flagrante de um homem de nacionalidade Argentina que transportava grande quantidade de herbicida proveniente daquele país. O produto, contendo a substância proibida, estava destinado à comercialização clandestina no município de Massaranduba/SC e região.
Os investigados responderão pelos crimes de importação, transporte e armazenamento de agrotóxico proibido (artigo 56 da Lei n.º 14.785/2023) e associação criminosa (artigo 288 do Código Penal), cujas penas máximas podem chegar a nove anos de reclusão.