Uma ação voluntária de adestradores e especialistas em comportamento animal prepara pit bulls em reabilitação na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais de Itajaí (Uapa) para adoção. São cerca de 40 animais que chegaram à unidade estressados devido à situação em que foram resgatados, vítimas de abandono e maus-tratos. O trabalho dos voluntários ocorre aos sábados pela manhã.
O adestramento dos cães é uma parceria do Instituto Itajaí Sustentável (Inis) com a Brigada Ambiental de Santa Catarina (Basc), que atua na proteção de animais e do meio ambiente, e um centro de treinamento e psicologia canina. Dois profissionais do centro de adestramento doam algumas horas aos sábados para realizar o trabalho. Os cachorros serão disponibilizados para adoção assim que estiverem preparados para o convívio familiar.
A técnica consiste, num primeiro momento, em treinar os cães para voltarem a confiar nos humanos. Os adestradores observam o comportamento dos animais, que, além do abandono, passaram por agressões, o que causa estresse nos bichos.
“Eles são cães que historicamente não se dão bem com outros animais, por conta de cruzas. Mas, com humanos, eles são maravilhosos. Então, temos que reestabelecer esse vínculo. Alguns desses cães já são mais dóceis por natureza, e são esses que estamos iniciando o trabalho, para desafogar a Uapa. Precisamos que eles encontrem novos lares”, enfatiza a veterinária da Basc, Nicolle Miranda.
Os resultados já começam a aparecer. O comportamento do pit bull Douglas mudou desde que os adestradores começaram a atuar na Uapa.
“Ele era um cachorro muito agitado e, hoje, está mais calmo. É isso que nós prezamos, pela qualidade de vida do animal. O foco da ação voluntária é dar mais qualidade de vida aos cães acolhidos, que serão disponibilizados para adoção”, afirma o adestrador Gustavo Machado.
“Esse espaço na Uapa deveria ser um espaço de transição, para resgatarmos esses cães e reabilitá-los. Estamos fazendo esse trabalho voluntário porque acreditamos muito nisso: em reabilitar esses cães, torná-los dóceis e tranquilos. Sabemos que eles já sofreram muito, e queremos agora mostrar o lado bom”, completa a especialista em comportamento canino, Luiza Bernardi Pereira.
Para a diretora-presidente do Inis, o apoio é importante para a ressocialização dos 40 pit bulls acolhidos na Uapa. A prioridade é treiná-los para que saiam do confinamento.
“Nós estamos contando com essa força voluntária que vai ressocializar os cães para que sejam adotados. A primeira experiência para os animais que já passaram pelo adestramento será no dia 6 de abril, em um grande evento de MMA, onde serão colocados para adoção. Fica aberto o convite para a população que gosta da raça, pois alguns já estão treinados, podem retornar ao convívio com pessoas e podem ser adotados a qualquer momento”, conclui Maria Heloísa Lenzi.
Serviço
A Uapa está aberta para visitas e para adoção de animais que estão acolhidos no órgão.A pessoa deve ser maior de 18anos e levar documentos com foto e comprovante de residência.
Horário para adoção: Segunda a sexta-feira das 8h às 11:30h e de 13:30 às 16:30.
Endereço: Rua Manuel Bernardes, s/n – Itaipava,
Telefone: (47) 99915-7777