Um evento de MMA realizado neste domingo (6) foi palco da iniciativa para adoção dos pit bulls recolhidos na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais de Itajaí (UAPA). Branco, um dos quarenta animais da raça que estão na instituição, foi apresentado no evento, em Balneário Camboriú. Um dos participantes que estava no local postou nas redes sociais as fotos, e isso despertou o interesse do novo tutor em adotar o cão.
O empresário Arthur Arizio já manifestava o desejo de ter um pit bull, mas não queria comprar. A adoção de Branco deu ao cão um lar e realizou a vontade do empresário.
“Fiquei acompanhando o evento de MMA pelos stories e vi sobre o projeto. Foi amor à primeira vista pelo Branco. Foi uma grande oportunidade para mim, que já manifestava o desejo de ter um pit bull. O atendimento foi excelente por parte do pessoal da UAPA. Estamos recebendo todo o apoio”, comenta o empresário.
A tentativa de promover a adoção dos pit bulls acolhidos na UAPA começou com uma ação voluntária de adestradores e especialistas em comportamento animal que preparam pit bulls para reabilitação.
A técnica consiste, num primeiro momento, em treinar os cães para voltarem a confiar nos humanos. Os adestradores observam o comportamento dos animais, que, além do abandono, passaram por agressões, o que causa estresse nos bichos.
O adestramento dos cães é uma parceria do Instituto Itajaí Sustentável (Inis) com a Brigada Ambiental de Santa Catarina (Basc), que atua na proteção de animais e do meio ambiente, e um centro de treinamento e psicologia canina. Dois profissionais do centro de adestramento doam algumas horas aos sábados para realizar o trabalho.
Serviço
A UAPA está aberta para visitas e para adoção de animais que estão acolhidos no órgão. A pessoa deve ser maior de 18 anos e levar documentos com foto e comprovante de residência.
Horário para adoção:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Endereço: Rua Manuel Bernardes, s/n – Itaipava.