As ações de prevenção para combater a dengue em Balneário Camboriú seguem em ritmo acelerado. Na sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, aterrou uma piscina de uma residência localizada no Bairro Estaleiro. Isso porque, após visita técnica dos agentes de combate às endemias no local, verificou-se a existência de um foco positivo para o mosquito Aedes aegypti – transmissor da doença.
“Na oportunidade, os agentes coletaram as larvas e, após análises em nosso laboratório, constatamos o resultado positivo. Sendo assim, nos organizamos para realizar a ação e solucionar o problema nesta casa”, explicou o diretor de Vigilância Ambiental, David Cruz. Ele destacou ainda que a atividade teve o apoio da Secretaria de Obras e da Subprefeitura da Região Sul.
Ao todo, foram utilizados oito caminhões de terra para aterrar a piscina. “Optamos pelo aterramento em vez de esvaziar a piscina, tendo em vista que, com a possibilidade de fortes chuvas, o local poderia voltar a apresentar riscos. Assim, resolvemos o problema em definitivo, sem precisar de manutenção da equipe no local”, ressaltou.


O diretor explicou que a residência em questão é uma casa de veraneio e que o proprietário permitiu a ação da prefeitura. “Felizmente, esse proprietário foi consciente e, preocupado com a saúde pública em geral, nos permitiu aterrar a piscina”, afirma David. Ele lembra que situações como essa podem ser denunciadas pelos canais de ouvidoria. “Essa colaboração da comunidade em nos repassar essas situações é muito importante. Estamos nas ruas diariamente com nossos agentes, mas nem sempre é possível verificar todo o território”, explica.
Denúncias
Casos como esse podem ser denunciados na Ouvidoria pelo seguintes canais:
- WhatsApp (47) 99982-1979
- 1Doc www.bc.1doc.com.br/atendimento
- E-mail: ouvidoria@bc.sc.gov.br
- Telefones: (47) 3267-7024 e 0800 644 3388
Sala de Situação
Até a quinta-feira (20), 12 casos de dengue haviam sido confirmados em Balneário Camboriú, sendo 5 autóctones, 1 importado e 6 indeterminados. Os números foram apresentados durante mais uma reunião da Sala de Situação – que acontece quinzenalmente.
“Nosso objetivo é focar em ações de prevenção e estratégias para evitar a transmissão descontrolada da dengue no município. No ano passado, a doença causou a morte de nove pessoas em Balneário Camboriú. Então, não estamos medindo esforços para evitar que isso se repita”, afirmou David.
A comissão também discutiu novas ações, além de todo o trabalho que já vem sendo realizado. “Nosso planejamento já está tendo um reflexo positivo, visto que, no ano passado, nesta mesma época, havia um número bem maior de casos confirmados”, revelou o diretor.
Entre as novas ações está um trabalho focado na terceira idade. “Vamos fazer uma palestra na Secretaria da Pessoa Idosa orientando sobre a doença e a melhor forma de prevenção, já que os idosos são considerados grupo de risco”, finalizou David.