Publicidade

PF deflagra operação para combate ao crime de contrabando e lavagem de dinheiro

A PF está cumprindo nove mandados de busca e apreensão

by da Redação

A Polícia Federal deflagrou na data de hoje, 26/02, a Operação Cigarro de Palha que tem como objetivo combater o comércio de cigarros de procedência estrangeira, introduzidos clandestinamente no território nacional, e os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A PF está cumprindo nove mandados de busca e apreensão, nos municípios de Joaçaba, Ouro, Capinzal e Zortéa em Santa Catarina, e no município de Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul.

A investigação foi iniciada em setembro de 2021, a partir da informação acerca do desvio de 308.500 maços de cigarros do DMA – Depósito de Mercadorias da Receita Federal em Joaçaba/SC, realizado mediante a colocação de serragem nas caixas em substituição aos cigarros contrabandeados apreendidos.

Durante as investigações foram obtidas judicialmente as quebras de sigilo bancário e fiscal dos investigados, bem como autorização judicial de acesso aos seus dados telefônicos.

Os envolvidos responderão pelos crimes associação criminosa, peculato, contrabando e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas previstas podem chegar a 12 anos de reclusão.

Até o momento, desta publicação, ainda pela manhã, foram apreendidos R$50 mil em dinheiro, 193 pacotes de cigarro contrabandeado, celulares, documentos e mídias de armazenamento.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade