Os profissionais do Pronto Atendimento 24 horas de Penha receberam uma visita técnica do Projeto de Boas Práticas do Ministério da Saúde, que qualifica os atendimentos de urgências e emergências cardiovasculares do SUS. A iniciativa pretende aprimorar atendimentos pré-hospitalares em parceria com especialistas do Hospital do Coração por meio de teleconsultorias.
A colaboração acontece com o envio de eletrocardiogramas realizados no PA 24h aos médicos especialistas do projeto. “Temos uma equipe de cardiologia que recebe o resultado e emite o laudo em média de 2 minutos. Em casos de alterações, como a arritmia, ocorre a ligação do profissional por vídeo-chamada para conversar com o médico do PA e colaborar para o atendimento pré-hospilatar”, explica a enfermeira do Projeto de Boas Práticas, Fernanda Rodrigues.
O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 26, nas sedes da Policlínica Municipal e do PA 24h, para compartilhar resultados do primeiro período de aplicação do projeto e a possível necessidade de aprimoramento do serviço.
“O objetivo é viabilizar o acesso a serviços e profissionais especializados, melhorar o manejo e resolutividade em tempo adequado do atendimento aos pacientes em urgências cardiovasculares, bem como reduzir a morbimortalidade de pacientes cardiopatas”, destaca a coordenadora do Pronto Atendimento 24 horas, Fernanda Valcanaia.
O projeto também prevê sessões de aprendizagem virtual para a equipe multiprofissional do PA 24h. Em breve, o projeto deve implementar diretrizes assistenciais para um fluxo de atendimento mais ágil aos pacientes com sinais de AVC e sepse.