O Instituto Selo Social, organização da sociedade civil com sede em Balneário Camboriú- SC, está participando da primeira edição da Cúpula Social do G20, que é realizada entre 14 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro. O objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
A diretora executiva do Selo Social, Carina Giunco, está representando a instituição, que desde 2023 integra a Comissão Nacional Para os ODS – CNODS, ligada à Secretaria- Geral da Presidência da República. “ Durante o encontro, os representantes do terceiro setor poderão participar dos debates finais de um texto, já em desenvolvimento de forma on-line na plataforma “Brasil Participativo”, que faz parte de um documento com recomendações que será entregue ao presidente do Brasil”, destaca Carina.
Durante a Cúpula Social, que antecede o encontro de chefes de Estado, o Selo Social conduziu uma das atividades autogestionadas (ações propostas pela sociedade civil), realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV, POlisaber, UNItins e Grupo Marista. O tema da palestra foi “Educação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Na presidência do G20, o Brasil definiu três assuntos prioritários a serem discutidos: o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; a mudança climática e o enfrentamento da questão ambiental com transição justa para um desenvolvimento sustentável; e a reforma da governança global.