A Prefeitura Municipal de Itajaí, por meio da Secretaria de Segurança e Assistência Social, segue intensificando as ações da Operação Recomeço. No primeiro mês, além de uma diminuição significativa do número de crimes na região, a ação conseguiu a emissão de mais de 130 passagens para pessoas em situação de rua com retorno às suas cidades de origem.
Resultados
Na segurança pública, houve a diminuição de 25% nos furtos gerais, que caíram de 150 para 112 ocorrências. Já o número de furtos de veículos foi reduzido em 43%, passando de 37 para 21 registros, e os furtos de bicicletas caíram 32%, de 92 para 60. A redução de homicídios também foi considerável, com uma queda de 50% (de 4 para 2 casos), e os roubos diminuíram em 62%, de 21 para 8 ocorrências. O aumento nas apreensões de drogas foi expressivo, subindo de 16 para 33 registros, o que representa um crescimento de 106%.
“A redução da criminalidade é um sinal claro de que nossas ações integradas, com foco na prevenção, estão gerando resultados positivos”, destacou o Secretário de Segurança Pública de Itajaí, Ettore Stenghele.
A fiscalização do programa Bolsa Família, realizada pela assistência social de acordo com a legislação federal, resultou na suspensão de 130 cadastros irregulares de pessoas em situação de rua. Nas comunidades terapêuticas para dependentes químicos, foram ofertadas 30 vagas, um investimento de quase R$ 800 mil reais. Ao longo de 2025, mais de 4 milhões de reais serão aplicados neste setor.
“O objetivo é garantir que as pessoas que desejam recomeçar suas vidas tenham apoio, e também proporcionar oportunidades para aqueles que chegam à cidade para trabalhar e prosperar”, destacou o Secretário da Assistência Social, Léo Severino.
Nova fase da Operação
Nesta segunda-feira (03), iniciou a nova fase da operação recomeço nos bairros Barra do Rio, Cordeiros, São Vicente, Dom Bosco e Cidade Nova. O objetivo da ação foi abordar pessoas em situação de rua, que estavam nas pontes da Nova Brasília, duas pontes entre o bairro Cordeiros e São Vicente, no bairro Dom Bosco com Cidade Nova e também no viaduto da BR-101 com a Adolfo Konder. Foi oferecido serviços de assistência social às pessoas que se instalaram debaixo de pontes e viadutos, principalmente em dias de chuva, acumulando lixo e sobrevivendo em condições sub-humanas.
Das 14 abordagens realizadas, sete aceitaram ajuda e foram encaminhados ao centro POP, onde aconteceu uma internação e seis somente aceitaram acolhimento momentâneo com café e banho. Os outros sete não aceitaram ajuda.
O objetivo foi atender as denúncias da população e por em prática o levantamento de informações realizado pela Guarda Municipal (GMI), sobre a migração das pessoas em situação de rua.
Sobre a Operação Recomeço
O Prefeito Robison Coelho também ressaltou a importância dos resultados alcançados. “Esses números são frutos do esforço contínuo das nossas equipes de segurança e da parceria com a Polícia Militar e outros órgãos. Estamos investindo constantemente em estratégias para garantir uma cidade mais segura para todos e dar novas oportunidades às pessoas em situação de vulnerabilidade.”
A operação é um conjunto de medidas que visam não apenas reforçar a segurança, mas também oferecer suporte àqueles em situação de vulnerabilidade social. Após o primeiro mês de atividades, a cidade já observa resultados expressivos, tanto na segurança pública quanto nas ações de assistência social.