Publicidade

Operação Recomeço reduz número de roubos em 92% no município de Itajaí

Comparação entre os primeiros 15 dias de 2024 e 2025 revela redução expressiva da criminalidade

by da Redação

Desde que foi implantada em 2° de janeiro, a Operação Recomeço reduziu consideravelmente a criminalidade em Itajaí. Os dados da Secretaria de Segurança Pública comparam os registros feitos nos primeiros 15 dias de 2025 com os dados do mesmo período em 2024. A redução mais expressiva foi a de roubos, que caiu 92% (de 13 para 1), e de homicídios, com queda de 67% (de 3 para 1).

Ainda, a operação resultou na diminuição dos furtos de veículos em 80% e dos furtos de bicicletas em quase 40%. Já as abordagens relacionadas ao tráfico de drogas, que buscam combater esse tipo de crime, aumentaram 150%, de 6 para 15, refletindo o trabalho proativo das equipes para retirar das ruas as drogas ilícitas. 

Nos primeiros 15 dias do ano, foram otimizadas as diretrizes de operação da Guarda Municipal de Itajaí (GMI), que levaram a um aumento de 53% no número de ocorrências atendidas. Ao todo, 229 ocorrências foram atendidas no período. 

Acolhimento ao cidadão
Na assistência social, o impacto foi ainda mais marcante. Apenas nas duas primeiras semanas, 1,35 mil pessoas foram atendidas ou abordadas, um salto de mais de 200% em relação aos 432 atendimentos no mesmo período do ano anterior.

Foram concedidas 51 passagens para retorno à cidade de origem, conforme o desejo das pessoas abordadas. No ano passado, esse número foi de nove passagens. O município também encaminhou 43 pessoas para comunidades terapêuticas, frente 29 encaminhamentos nas duas primeiras semanas de 2024. 

O secretário de Segurança Ettore Stenghele avalia como “sucesso” as ações efetuadas pela Operação Recomeço, já que houve a apreensão de drogas, cumprimento de mandados de prisão e os encaminhamentos das pessoas em situação de vulnerabilidade à assistência social.

“Esses resultados só foram possíveis graças a uma atuação incisiva e integrada da Secretaria Municipal de Segurança Pública, demais forças de segurança e setores do Município. Nós estamos trabalhando para oferecer uma cidade mais segura ao cidadão e sua família”, completa Stenghele.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade