A semana começou com mais uma etapa da Operação Recomeço. Nesta segunda-feira (20), as equipes percorreram os bairros Cidade Nova e Cordeiros, onde foram abordadas 17 pessoas em situação de rua. Entre elas, dez pessoas não aceitaram ajuda, duas foram encaminhadas para o Centro POP, três dos abordados manifestaram interesse em receber o auxílio-passagem e voltar para suas cidades de origem, e duas pessoas aceitaram a internação proposta em comunidades terapêuticas.
A Operação Recomeço é uma ação conjunta entre as secretarias de Segurança Pública, Assistência Social, gabinete do Prefeito e Polícia Militar. Para o Secretário Municipal de Segurança Pública, Ettore Stenghele, a operação está passando por todos os pontos identificados pelas equipes para oferecer oportunidades a essas pessoas saírem das ruas.
“Nós vamos passar por outros bairros com esse mesmo objetivo, de dar oportunidade para essas pessoas e com a intenção de garantir segurança aos moradores de Itajaí”, completa Stenghele.
Balanço das ações da Operação Recomeço
Desde que foi implantada em 2 de janeiro, a Operação Recomeço reduziu consideravelmente a criminalidade em Itajaí. Os dados da Secretaria de Segurança Pública comparam os registros feitos nos primeiros 15 dias de 2025 com os dados do mesmo período em 2024. A redução mais expressiva foi a de roubos, que caiu 92% (de 13 para 1), e de homicídios, com queda de 67% (de 3 para 1).
Além disso, a operação resultou na diminuição dos furtos de veículos em 80% e dos furtos de bicicletas em quase 40%. Já as abordagens relacionadas ao tráfico de drogas, que buscam combater esse tipo de crime, aumentaram 150%, de 6 para 15, refletindo o trabalho proativo das equipes para retirar das ruas as drogas ilícitas.
Nos primeiros 15 dias do ano, foram otimizadas as diretrizes de operação da Guarda Municipal de Itajaí (GMI), o que levou a um aumento de 53% no número de ocorrências atendidas. Ao todo, 229 ocorrências foram atendidas no período.