Técnicos da equipe da Operação Língua Negra, coordenada pela Divisão de Saneamento da Secretaria de Saúde, intensificaram nos últimos dias as ações de fiscalização para atender denúncias de abuso contra o meio ambiente.
Na noite de segunda-feira, 7 de janeiro, ações foram realizadas nos bairros Bombas, Quatro Ilhas e Canto Grande, onde foram identificadas diversas irregularidades. Na tarde de terça-feira, a operação ocorreu no Rio Bombinhas, onde foram identificadas e lacradas diversas ligações clandestinas de esgoto. Essas iniciativas reforçam o compromisso da equipe em coibir o lançamento irregular de efluentes e proteger os recursos hídricos do município.
Residências e estabelecimentos comerciais com irregularidades comprovadas recebem intimações e prazos para realizar as adequações necessárias em seus sistemas de tratamento de efluentes.
A Operação Língua Negra conta com o apoio dos fiscais da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (FAMAB) e da equipe da Secretaria de Infraestrutura Urbana, e segue realizando vistorias para identificar outros lançamentos irregulares, além de combater vazamentos de efluentes em vias públicas em todo o município durante o ano inteiro.
Para contribuir com o trabalho desenvolvido pela Divisão de Saneamento, tirar dúvidas ou realizar denúncias, os contatos são: (47) 3393-9528 e (47) 92002-0078.