Seis pessoas foram presas e 34 armas de fogo foram apreendidas durante a Operação Dona Francisca, deflagrada pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) nesta quinta-feira, 27, em Joinville. A ação teve como alvo uma comunidade organizada de caçadores que atuava ilegalmente na Área de Proteção Ambiental (APA) Dona Francisca.
A operação foi realizada pelo 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), com base em um trabalho que identificou os caçadores atuantes na região. A partir disso, diversas incursões e patrulhamentos foram realizados, permitindo o mapeamento e a catalogação de ranchos utilizados para a prática da caça ilegal.
As investigações indicam que os suspeitos operavam de forma sistemática, utilizando estruturas fixas e métodos de caça predatórios, o que representa uma grave ameaça à fauna local e ao equilíbrio ambiental da APA Dona Francisca.
Com base nas evidências apuradas pela Polícia Militar, a 21ª Promotoria de Justiça solicitou ao Judiciário a expedição de mandados de busca e apreensão, os quais foram cumpridos durante a operação. O efetivo mobilizado contou com 45 policiais militares da Polícia Militar Ambiental e do 1º Batalhão de Pronta Resposta, distribuídos em 11 viaturas, para o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão nas localidades de Joinville: Costa e Silva, Rio Bonito, Pirabeiraba e região do Rio do Júlio.

Ao final da operação, além das prisões, foram apreendidos materiais utilizados na caça ilegal, incluindo 1.465 munições, seis lunetas, nove telefones celulares, três rádio comunicadores e nove armadilhas para caça.
