A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) deflagrou e, 14 de fevereiro a Operação CicloSeguro, uma ação focada na fiscalização de motocicletas que transitam indevidamente na ciclofaixa e ciclovia da cidade. Embora a fiscalização já fosse realizada de forma regular pelos agentes de trânsito, o grande número de denúncias motivou a criação dessa operação para intensificar o monitoramento e coibir esse tipo de infração, que coloca em risco a segurança dos ciclistas.
A operação tem como principal objetivo garantir que as motocicletas respeitem os espaços exclusivos destinados aos ciclistas evitando o risco de acidentes. Com o aumento das denúncias e a preocupação com a integridade dos ciclistas, a Codetran decidiu intensificar as fiscalizações e aplicar as penalidades previstas para as infrações.
Desde o início da operação, a Codetran já registrou 143 notificações e 8 remoções de veículos devido a irregularidades com a documentação do veículo ou do condutor. As penalidades para essas infrações são severas. O trânsito de motocicletas nessas áreas restritas pode resultar em multa de R$880,41, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Operação CicloSeguro seguirá por tempo indeterminado, com fiscalizações periódicas em diversos pontos da cidade. A Codetran reforça a importância da regularização do trânsito e do cumprimento das normas, visando garantir a segurança de todos os usuários.