O 26º Festival de Música de Itajaí começa neste fim de semana e segue até sábado (07), com diversos shows, apresentações e oficinas. A cantora e compositora peruana Nicole Ruju, de timbre inigualável e interpretações únicas, abre a programação 100% gratuita do evento no sábado (31), às 18h30, no Palco Beth Carvalho (Casa da Cultura Dide Brandão). Em seguida, às 20h30, a banda peixeira Tribuzana assume o comando do Palco Jair Rodrigues (Praça Arno Bauer), com um show em que celebrará os 20 anos do seu álbum de estreia.
Nicole é natural de Lima (Peru), radicada no Brasil desde 2022. Em 2023, realizou uma turnê pelo seu país de origem com o pianista e flautista brasileiro André Pelisser. Em abril deste ano, ela participou do espetáculo “Sons da América Latina” com a Camerata de Florianópolis no Teatro Ademir Rosa. Seu primeiro álbum, intitulado “Aconcagua”, em duo com o violonista de sete cordas Ney Souza, está prestes a ser lançado. Atualmente, Nicole está no último ano do curso de canto no Conservatório de Itajaí Carlinhos Niehues e é professora de canto. O seu show combinará canções autorais com músicas de diversos gêneros, transitando entre o jazz, a MPB e a música latina.
A Banda Tribuzana surgiu na cidade de Itajaí em 2004, ano em que lançou o seu primeiro álbum “Debaixo das Saias de Catarina”. O trabalho trouxe a mistura melódico-percussiva e um texto alicerçado na cultura popular do litoral catarinense. As oficinas do Festival de Música de Itajaí serviram como ponto de fusão dos músicos: Vê Domingos (guitarra, violão e voz), André Carlos (guitarra e violões), Chico Preto (percussão e voz), Mário Jr (bateria e voz) e Nando Bittencourt (contrabaixo), além do icônico vocalista Betão Parisi, que faleceu em 2014. O resultado deste encontro, foram três álbuns. O show trará a mistura do rock-percussivo, com forte destaque na linguagem rítmica, suinga- dos grooves de contrabaixo que se misturaram às guitarras contemporâneas.
Domingo (01) tem show com Coral Univali e Grupo Vocal Kuimba
No domingo (01), os vocais estarão em destaque nos palcos do Festival. Às 18h30, o Grupo Vocal Kuimba apresenta-se no Palco Beth Carvalho (Casa da Cultura). Às 20h30, terá show com Coral Univali. A noite encerra com a jam session a partir das 22h30, no Centro de Cultura Popular – Mercado Público.
Kuimba é um grupo musical formado por seis jovens músicos, todos de origem africana, particularmente angolana, moradores da cidade de São Paulo. O grupo já atua há mais de 11 anos, realiza saraus lítero-artísticos e músico-artísticos, shows e apresentações. Eles são referência na difusão da música e das origens africanas no Brasil.
O Coral Univali surgiu em 1982. Hoje é formado por um grupo de 25 cantores, na sua maioria universitários. Desde agosto de 2019 o grupo é regido pela professora do curso de música da instituição, Cris Müller. É com características de coro cênico que a regente trabalha em parceria com a direção cênica de Gabriel Fidelis e direção de percussão de Mario Júnior (Mariozinho). A direção geral é de Ricardo Capraro. Neste ano, eles produziram um álbum com canções em comemoração aos 60 anos da Universidade, que será lançado dia 23 de setembro, no Teatro Adelaide Konder, na Univali. Para o show no Festival de Música, o Coral, vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Coordenação de Arte e Cultura da Univali, estará acompanhado da banda Univali em várias canções do repertório.
Confira a programação gratuita do fim de semana:
31/08 (sábado)
- 18h30 –Nicole Ruju – Local: Palco Beth Carvalho (libras)
- 20h30 – Banda Tribuzana – Local: Palco Jair Rodrigues (libras) 01/09 (domingo)
- 18h30 – Grupo Vocal Kuimba – Local: Palco Beth Carvalho (libras)
- 20h30 – Coral Univali – Local: Palco Jair Rodrigues (libras)
- 22h30 – Jam Session – Local: Mercado Público