No Litoral Sul e no Extremo Oeste catarinense, as máximas se aproximam dos 40°C. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Entre a tarde e à noite, o calor e a umidade, somados a instabilidades na atmosfera, favorecem a formação de temporais isolados acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, em grande parte do estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.
QUARTA-FEIRA (12)
Na quarta-feira (12), as temperaturas seguem elevadas em Santa Catarina e a sensação de calor e abafamento permanecem. O risco se mantém moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso. Entre a tarde e à noite, o calor e a umidade combinados a rápida passagem de uma frente fria próximo ao estado, aumentam as condições para temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, em todas as regiões catarinenses. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.
QUINTA-FEIRA (13)
Na quinta-feira (12), embora as temperaturas não subam tanto quanto nos dias anteriores, o calor continua em todo o estado e, somado a umidade e a atuação da frente fria, favorecem a ocorrência de temporais em todas as regiões, acompanhados por raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente entre os Planaltos e o Litoral. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. Com a passagem da frente, o mar fica mais agitado, a partir da noite, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, trazendo risco moderado associado à agitação marítima.
![](https://www.defesacivil.sc.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/image-16-1024x696.png)
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na sexta-feira (14), o tempo segue instável em todo o estado. No Grande Oeste, o calor permanece e, com a umidade disponível, mantém as condições para temporais isolados com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa. Já entre os Planaltos e o Litoral, o tempo fica mais fechado e com condições para temporais e chuva mais abrangente. A temperatura fica mais amena em relação aos dias anteriores. O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores e destelhamentos. No sábado (15), o sol volta a predominar em todo o estado e a temperatura entra em elevação gradativa. Com o calor e a umidade, há condições para temporais isolados entre a tarde e à noite.
![](https://www.defesacivil.sc.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/image-15-1024x189.png)
Elaborado em: 11/02/2025 às 05:00 – N° 042/2025
Meteorologista: Pedro Souza