Nesta quinta-feira (6), 44.870 alunos voltam às aulas na rede pública de ensino de Itajaí. Desde que o novo governo municipal assumiu em 1º de janeiro, começaram os trabalhos de infraestrutura para preparar as unidades escolares do município. Foram feitas roçadas e manutenções. Porém, em alguns casos, os trabalhos dependem de licitações.
Além disso, houve o chamamento de secretários e diretores escolares para que estivessem nas unidades, e, com isso, desde o dia 20 de janeiro, já havia pessoal nas escolas para atender à comunidade.
“Agora, em fevereiro, começamos um trabalho com os professores com atividades internas nas unidades escolares, com um grande encontro de formação dos profissionais, e, a partir dali os professores iniciaram seus planejamentos para o início das aulas”, completa o secretário de Educação, Silvano Amaro.
Uniformes escolares
Para o ano letivo de 2025, a Secretaria de Educação planeja distribuir novos uniformes a partir de março. Enquanto isso, para apoiar os alunos sem uniforme, a secretaria solicitou um levantamento ao Centro Integrado de Armazenamento e Distribuição (CIAD) sobre o estoque existente no município. Num levantamento preliminar, foi apurado um número de 4.977 uniformes femininos e 3.348 masculinos. As peças disponíveis estão estocadas de 2008 para frente.
De acordo com o Secretário de Educação, Silvano Amaro, esses uniformes de modelos anteriores serão destinados às unidades de ensino com maior vulnerabilidade social. “Vamos mapear as escolas para atender a essas demandas e evitar custos adicionais aos cofres públicos. Além disso, estamos em processo de fabricação dos novos uniformes, que serão entregues em duas etapas: primeiro, o kit de verão, seguido pelo kit de inverno”, destaca.
Nova lei sobre o uso de celulares nas escolas
A nova lei, nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas, entrou em vigor neste mês de fevereiro. Com o início das aulas em Itajaí, no dia 6 de fevereiro, a Secretaria de Educação esclarece que, em um primeiro momento, serão realizadas medidas de conscientização aos alunos que eventualmente utilizarem o celular em sala de aula. “Os professores realizarão uma abordagem inicial, emitindo uma advertência e orientando o aluno a guardar o celular desligado na mochila, uma vez que ele não pode estar nem ligado dentro da mochila. Caso o mesmo aluno reincida, o celular será retirado”, explica o Secretário de Educação, Silvano Amaro.
A Educação de Itajaí em números
120 equipamentos
41 escolas de ensino fundamental (32 escolas básicas, 3 escolas isoladas, 1 escola de campo e 5 grupos escolares)
70 centros de educação infantil
7 centros de educação em tempo integral – CEDINs
1 centro de educação alternativa – CEMESPI
1 banda filarmônica
ALUNOS: – 44.870 matrículas
Ensino Fundamental: 26.275 alunos
Educação Infantil: 16.985 alunos, sendo 10.723 alunos da Rede Municipal e 6.182 alunos das unidades credenciadas.
Educação integral: 1.245 alunos
CEMESPI: 250 alunos
Banda: 445 alunos
Unidades credenciadas de educação infantil: 6.182 alunos
EJA: 175 alunos
PROFISSIONAIS – 4.800
Número de professores: 4.000
Professores contratados temporariamente (ACTs): 800
UNIDADES CREDENCIADAS
Unidades de educação infantil privadas: 62 creches
Alunos atendidos nas credenciadas: 6.182 alunos