Publicidade

Mutirão contra a dengue recolhe dez toneladas de materiais no Bairro das Nações

Cerca de dez toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas

by da Redação

Aconteceu, na manhã deste sábado (29), mais um mutirão de combate à dengue, desta vez no Bairro das Nações. A força-tarefa atuou entre as ruas Marrocos e Libéria, onde equipes percorreram residências para recolher resíduos sólidos e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Cerca de dez toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas.

De acordo com o diretor de Vigilância Ambiental, David Cruz, a ação foi realizada nesta região devido ao aumento de casos confirmados e suspeitos de dengue nos últimos 15 dias, especialmente nas ruas percorridas neste sábado.

“O objetivo principal desses mutirões é eliminar ao máximo os focos do mosquito por meio da remoção mecânica de criadouros, ajudando a bloquear a transmissão da doença no local. Os resultados serão percebidos nos próximos dias, no entanto, a eficácia depende diretamente da colaboração da população, que deve continuar adotando medidas preventivas para evitar novos focos do Aedes aegypt”, ressaltou o diretor.

Moradora do bairro, Yashodhara Maria recebeu as equipes e destacou a importância da ação no combate às doenças. “Meu marido faleceu de dengue no ano passado, então sei o quanto essa doença é perigosa. Cada um precisa fazer a sua parte, cuidando da própria casa, verificando vasos de plantas, potes e evitando o acúmulo de sujeira, pois qualquer descuido pode se tornar um criadouro do mosquito”, alertou.

A coordenadora do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), que integra o Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público (Ciasp) de Balneário Camboriú, Silvana Melo, alerta que a resistência de alguns moradores em receber os fiscais pode comprometer a eficácia das ações e trazer sérios riscos para a comunidade.

“Estamos fazendo o nosso trabalho pensando na saúde e na segurança de todos. Mas para que esse trabalho seja bem feito, precisamos da cooperação de cada um. Pedimos que os moradores nos recebam e nos ajudem a enfrentar esse mal. É preciso ter empatia, não podemos pensar apenas em nós mesmos, mas em nossa família, nossos vizinhos, enfim, toda a comunidade que está vulnerável à contaminação”, ressaltou Silvana.

O mutirão foi realizado pela Secretaria de Saúde, por meio dos departamentos de Vigilâncias Ambiental e Sanitária e com o apoio da Secretaria de Obras, Fiscalização de Obras e Atividades Urbanas da Secretaria de Planejamento, Sesmt e empresa Ambiental.

Na próxima semana, as equipes seguem para o Bairro da Barra.

Números

Conforme boletim semanal divulgado pela Vigilância Epidemiológica na sexta-feira (28), este ano foram diagnosticados 68 casos positivos de dengue em Balneário Camboriú. Destes, 31 são autóctones, um importado, 33 indeterminados e três em investigação.

Texto: Pedro Henrique Homrich
Fotos: Endriel Edgar e Biel Carboni

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.