Na próxima segunda-feira (7), o Município de Itajaí iniciará a 27ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza e a 5ª Mobilização Estadual contra o Tétano. As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde para toda população indicada. O “dia D”, sábado de mobilização estadual para vacinação, está previsto para 10 de maio.
Nas primeiras semanas, a vacina será destinada aos grupos prioritários, que compreendem:
– Puérperas;
– Gestantes;
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– Idosos com 60 anos ou mais de idade;
– Povos Indígenas;
– Quilombolas;
– Pessoas em situação de rua;
– Trabalhadores da saúde;
– Professores do ensino básico e superior;
– Profissional das Forças de Segurança e Salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para
passageiros urbanos e de longo curso;
– Trabalhadores dos Correios;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e pode causar diversas complicações de saúde, incluindo pneumonia, desidratação, otite e piora de doenças crônicas. A vacina disponível na rede pública é trivalente, ou seja, protege a população contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacinação reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.
A transmissão da infecção acontece de maneira rápida, de pessoa para pessoa, através de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível. Por isso, é de extrema importância que os cidadãos do grupo de risco compareçam aos postos de saúde para receberem a dose da vacina.
Vacinação contra o tétano
No mesmo período da vacinação contra a Influenza, acontece a Mobilização de Vacinação contra o Tétano. Serão oferecidas vacinas de tétano e difteria (dT) para pessoas maiores de 7 anos e vacinas contra difteria, tétano e coqueluche acelular (dTpa) para gestantes e profissionais da saúde.
O tétano é uma doença infecciosa aguda, não transmissível, causada por uma bactéria que se transmite através de ferimentos na pele ou mucosas. A bactéria está presente no solo, nas fezes de animais, em objetos e em poeira e afeta o corpo todo, fazendo com que o indivíduo desenvolva espasmos musculares que o impedem de se movimentar.
A única medida preventiva contra a infecção é a vacina. Recomenda-se 3 doses e 1 reforço a cada 10 anos e 1 dose a cada gestação. A faixa etária mais afetada por Tétano Acidental é a de indivíduos maiores de 50 anos, com ferimentos em membros inferiores, causados por objetos perfurocortantes como pregos, arames farpados e facas.