Publicidade

Município de Itajaí descentraliza realização de carteira de saúde para manipuladores de alimentos

Documento é exigido pela Vigilância Sanitária e agora pode ser emitido em duas UBSs

by da Redação

Os moradores de Itajaí que trabalham com manipulação de alimentos agora contam com mais um local para realização da carteira de saúde, exigida pela Vigilância Sanitária. Até a segunda-feira (10), o único local para solicitação do documento era a Unidade Básica de Saúde (UBS) São João I. Porém, o serviço foi ampliado e está sendo realizado também na UBS Cidade Nova II.

A finalidade da descentralização da emissão da carteira de saúde é facilitar a logística e o acesso da comunidade ao serviço, essencial para quem trabalha com alimentos. Para regulamentar as atividades com gêneros alimentícios, é exigido que os profissionais do ramo sejam submetidos anualmente a exames laboratoriais (hemograma, VDRL e parasitológico de fezes) e consulta com médico do trabalho.

Outro requisito para estar apto a exercer atividades comerciais com manipulação de alimentos é participar de um curso de boas práticas, promovido gratuitamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A inscrição é feita pelo portal da Anvisa, clicando neste link. O prazo para conclusão do curso é de 20 dias após a realização do cadastro.

Em Itajaí, os profissionais que precisam emitir a carteira de saúde devem buscar atendimento nos seguintes locais e horários, sem necessidade de agendamento:

  • UBS São João I (ao lado da igreja), entre terça e quarta-feira das 7h às 13h e na sexta-feira das 7h às 10h;
  • UBS Cidade Nova II, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 15h.

Apenas na unidade do São João, são emitidas cerca de 40 carteiras por dia segundo dados da Secretaria de Saúde.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade