Os moradores de Itajaí que trabalham com manipulação de alimentos agora contam com mais um local para realização da carteira de saúde, exigida pela Vigilância Sanitária. Até a segunda-feira (10), o único local para solicitação do documento era a Unidade Básica de Saúde (UBS) São João I. Porém, o serviço foi ampliado e está sendo realizado também na UBS Cidade Nova II.
A finalidade da descentralização da emissão da carteira de saúde é facilitar a logística e o acesso da comunidade ao serviço, essencial para quem trabalha com alimentos. Para regulamentar as atividades com gêneros alimentícios, é exigido que os profissionais do ramo sejam submetidos anualmente a exames laboratoriais (hemograma, VDRL e parasitológico de fezes) e consulta com médico do trabalho.
Outro requisito para estar apto a exercer atividades comerciais com manipulação de alimentos é participar de um curso de boas práticas, promovido gratuitamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A inscrição é feita pelo portal da Anvisa, clicando neste link. O prazo para conclusão do curso é de 20 dias após a realização do cadastro.
Em Itajaí, os profissionais que precisam emitir a carteira de saúde devem buscar atendimento nos seguintes locais e horários, sem necessidade de agendamento:
- UBS São João I (ao lado da igreja), entre terça e quarta-feira das 7h às 13h e na sexta-feira das 7h às 10h;
- UBS Cidade Nova II, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 15h.
Apenas na unidade do São João, são emitidas cerca de 40 carteiras por dia segundo dados da Secretaria de Saúde.