A Saúde de Itajaí foi um dos principais temas abordados em reuniões realizadas durante um congresso do Governo Federal em Brasília desde a última segunda-feira (10). Como resultado, foi viabilizada uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para o setor, bem como iniciadas tratativas para a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h no bairro Santa Regina.
O vice-prefeito Rubens Angioletti representa a Prefeitura de Itajaí no congresso e esteve reunido com políticos e representantes do governo federal, a exemplo da deputada federal Caroline De Toni (PL-SC), que viabilizou a emenda para a Secretaria de Saúde.
Nesta quinta-feira (13), o vice-prefeito se reúne com integrantes do Ministério da Saúde para analisar a possibilidade de transferência dos recursos que serão destinados a Itajaí para construção de uma nova maternidade. O objetivo da Prefeitura de Itajaí é remanejar a verba para o projeto de uma UPA no bairro Santa Regina, ampliando o acesso dos moradores ao sistema público de saúde.
Ainda, o vice-prefeito Rubens Angioletti conversou com representantes dos Correios a fim de garantir a criação de Códigos de Endereçamento Postal (CEP) em regiões da zona rural de Itajaí. Devido à falta de CEP em alguns locais, moradores e empresas apresentam dificuldade no acesso a serviços públicos e privados.
Em outro encontro, realizado no Ministério da Agricultura e Pecuária na noite de quarta-feira (12), foi abordada a falta de profissionais de vigilância para liberação de cargas nos terminais do Complexo Portuário de Itajaí. Hoje, apenas dois fiscais são responsáveis por atender aos terminais do complexo, o que gera atrasos na liberação de cargas.
A gestão pública de Itajaí recebeu a confirmação do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Fávaro, de que até junho o concurso de fiscais será homologado. Em seguida, serão convocados mais seis profissionais para atuação no município de Itajaí.