O serviço de urgência e emergência por motocicleta no município de Balneário Camboriú encerrou 2024 com mais de 3,4 mil atendimentos. O número representa um crescimento de 39% sobre o mesmo período de 2023. Conforme portaria do Ministério da Saúde a motolância, garante mais agilidade no socorro à população, principalmente durante a temporada de verão, quando a mobilidade se torna um obstáculo aos deslocamentos.
O contrato firmado entre a FAHECE e a Prefeitura de Balneário Camboriú prevê o serviço de uma motocicleta pilotada por um técnico de enfermagem capacitado por curso prático especializado e voltado a atividade. O Corpo de Bombeiros Militar também atua com uma motolância, reforçando o atendimento.
“Com a motolância, conseguimos prestar o primeiro atendimento à vítima com agilidade, possibilitando a redução de sequelas aos pacientes atendidos e aumentando as chances de vida”, avalia o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel.
A secretária de Saúde, Aline Leal, reforça a importância da motolância para Balneário Camboriú. “O serviço de urgência e emergência por motocicleta nos auxilia em muitos atendimentos que teríamos que deslocar uma ambulância do município até o local. Assim, podemos assistir com nossos veículos os casos de maior gravidade”, ressalta.
De acordo com o coordenador do serviço de Motolâncias da FAHECE, Marcelo Fabra, 68% dos casos atendidos em 2024 foram solucionados sem a necessidade de deslocamento de uma ambulância. Capacitação e treinamentos constantes ajudam a garantir os resultados. “Os técnicos de enfermagem experientes recebem treinamentos periódicos. É uma equipe motivada, o que permite esses resultados”, afirma.
O serviço do SAMU é acionado pelo telefone 192 e o envio dos recursos é determinado pela Central de Regulação.
Texto: Júlia Pitthan (assessoria de imprensa da Fahece)