Em paralelo a campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe), o estado de Santa Catarina realiza campanha com os municípios para oferecer vacinas de tétano e difteria (dT). O objetivo é aproveitar a ida da população aos postos para atualizar a caderneta de vacinação também contra essas doenças. O município de Penha adere a campanha e reforça a importância da vacinação.
A vacina é indicada em um esquema de três doses, com um reforço a cada 10 anos, para crianças, adolescentes e adultos a partir dos 10 anos de idade. Grávidas também devem ser vacinadas a cada nova gestação. A imunização está disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Penha (listagem de cada UBS disponíveis no fim da matéria), sem a necessidade de agendamento.
“O objetivo é intensificar a vacinação contra as doenças, evitando as complicações, internações e a mortalidade. Importante que as pessoas tragam consigo a caderneta de vacinação para atualização do registro”, pontua a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaine Luci Spricigo.
As UBS’s do Nossa Senhora de Fátima, Cohab, Santa Lídia e São Cristóvão funcionam das 08h às 17h, e as UBS’s Central, Mariscal, Gravatá e Armação funcionam em horário estendido: das 07h às 19h.
A mobilização estadual segue até o dia 31 de maio.
TÉTANO
O Tétano acidental é uma doença grave, não contagiosa, causada por uma bactéria (clostridium tetani) que é encontrada na natureza. A bactéria causadora do tétano acidental pode estar presente na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja e poeira.
Os sintomas são de contraturas musculares; rigidez de membros (braços e pernas); rigidez abdominal; dificuldade de abrir a boca; dores nas costas e nos membros (braços e pernas).
A principal forma de prevenção do tétano é a vacinação.
Texto, Lyandra Machado, jornalista responsável
Foto: Elinton Padilha