Nesta segunda-feira (2/8), com o tema “Setembro Amarelo: Cuidar e Acolher”, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) começa a veicular mais um programete “MPSC em Ação”, na televisão, e “Minuto Ministério Público de Santa Catarina”, nas rádios. A temática é relacionada ao mês oficial de prevenção ao suicídio.
A campanha visa promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e prevenção ao suicídio, além do direito à saúde pública e assistência social. Ela tem o apoio da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) que, desde 2016, atua em parceria com o MPSC para informar e capacitar cidadãos e servidores sobre o tema.
No Brasil, cerca de 38 pessoas cometem suicídio por dia, segundo a última pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019. Esse cenário é ligado diretamente ao cuidado com a saúde mental, garantido na Constituição Federal Brasileira por meio do direito à saúde pública.
Para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), desde o ano passado, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado passaram a ser vistoriados pelas Gerências Regionais de Saúde com o apoio do MPSC e várias capacitações e vistorias em comunidades terapêuticas foram realizadas. “O Ministério Público vem se engajando nessa missão de conhecer e falar a respeito da saúde mental para prevenir e lidar melhor com diferentes situações, como o suicídio¿, declarou o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Saúde Pública (CSP) do MPSC, Douglas Martins.
Evento do Setembro Amarelo
A campanha também terá um evento com o tema “Cuidado e acolhimento de pessoas que fazem parte de grupos vulnerabilizados” na próxima terça-feira (10), em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A partir das 9h, no auditório do edifício-sede do MPSC, em Florianópolis, vão ocorrer palestras para abordar políticas públicas e as desigualdades sociais que impactam na saúde mental de grupos vulnerabilizados. As inscrições para o evento podem ser feitas clicando aqui.
MPSC em Ação
O MPSC em Ação leva mensagens educativas e informativas das mais diversas áreas de atuação do Ministério Público catarinense, de maneira simples, para a população por meio das rádios e TVs de todo o estado. A veiculação acontece por um acordo com a Rede Comercial Acaert. Para as emissoras de televisão, os vídeos têm 30 segundos de duração, com o nome “MPSC em Ação”. Já para a rádio, são 30 segundos.