Publicidade

Mais de 500 pessoas participam do 5º Encontro Inter-regional de Mulheres Pescadoras de Penha

”É fundamental a valorização da cultura, da pesca como um todo e de nossas mulheres pescadoras que fazem a diferença”

by da Redação

O 5º Encontro Inter-regional de Mulheres Pescadoras no município de Penha foi um sucesso nesta quarta-feira (24). Com mais de 500 mulheres de 15 municípios do litoral, de Itapoá à Bombinhas, o encontro contou com uma programação extensa de palestras, exposição e apresentações musicais, valorizando a figura da mulher pescadora. O evento foi na Associação Cultural, Beneficente e Assistencial dos Pescadores do Gravatá (APEG).

Na abertura, o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, e a Vice-Prefeita, Maria Juraci, estiveram presentes representando o Governo Municipal, juntamente com o Secretário de Pesca e Agricultura, Rubens João de Souza Filho e Juliana Elisio Veloso, representando as mulheres pescadoras. A Vice-governadora, Marilisa Boehm, o Presidente da Epagri, Dirceu Leite, e o Secretário Estadual de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, também estiveram presentes no evento.

“O evento é extremamente produtivo, fico muito feliz em ver o local lotado de mulheres fortes. É fundamental a valorização da cultura, da pesca como um todo e de nossas mulheres pescadoras que fazem a diferença”, pontua o Prefeito.

O público presente prestigiou duas palestras: sobre Políticas Públicas, com Adriana Padilha, e sobre Identidade de Valor, com Luciana Custódio. A extensionista da Epagri, Viviana Bittencourt da Silva, ressalta a importância do evento.

“É um evento que mostra o protagonismo feminino neste segmento tão fundamental para todo o nosso Estado. Nas palestras elas conhecem diversas políticas públicas, interagem, são valorizadas. Foi um evento lindo e mais lindo ainda por ter Penha como sede”, destaca.

No período da tarde aconteceu ainda o lançamento do um documentário “Relatos de Memórias”, de Rafael Saldanha, com o apoio da Fundação Cultural Picucho Santos.

“O filme revela as emocionantes narrativas que esses pescadores acumularam ao longo de décadas de trabalho árduo e dedicação ao mar. O documentário também nos leva através dos desafios que enfrentaram, das tempestades bravias às marés da vida, revelando como essas experiências moldaram suas vidas e as comunidades à beira-mar”, frisa Rafael.

O evento é organizado pela Epagri, com apoio da Prefeitura de Penha através das Secretarias de Pesca e Agricultura, de Desenvolvimento Econômico e Receita, Educação, Assistência Social e da Fundação Cultural Picucho Santos, e ainda conta com o patrocínio da Vetter Empreendimentos, Sicoob, Profomento, Associação dos Pescadores Artesanais do Município de Penha (APAPE), APEG, Gramasul, mulheres pescadoras do município de Penha e Natubrás Pescados.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
Texto e fotos, Lyandra Machado, jornalista responsável

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade