A segunda etapa do Programa de Participação com Educação Popular nos Territórios encerrou com formações em mais três regiões de Santa Catarina, nos dias 8 e 9 de fevereiro. O programa, promovido pelo Instituto Araxá, reuniu mais de 100 pessoas nos municípios de Itapema, Rio do Sul e Canoinhas, com lideranças comunitárias de cada região.
Os encontros pautaram debates sobre contradições sociais dos territórios, políticas públicas, desafios regionais, acesso à informação, história, cultura, comunicação e integração de movimentos, projetos coletivos e associações.
![](https://nopontosc.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Canoinhas-600x450.jpeg)
![](https://nopontosc.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Rio-do-Sul-600x337.jpg)
As formações foram ministradas pela professora Sonia Regina de Souza Fernandes, pedagoga e pesquisadora na área de Políticas e Processos Pedagógicos em Educação, Diego Cabalheiro, presidente do Instituto Araxá e Mestre em Administração, Pedro Uczai, deputado federal, professor graduado em Estudos Sociais, Filosofia e Teologia, e pelo deputado estadual Marquito, referência em agroecologia, movimentos populares e organização comunitária.
“Desde sempre o Instituto Araxá prioriza em seus projetos a autonomia, o conhecimento e o protagonismo das pessoas em suas comunidades. O Programa de Participação Social cresce a cada encontro e temos muito orgulho em contribuir na formação de novas lideranças em Santa Catarina. Nesta segunda etapa, abordar o tema das Políticas Públicas possibilitou compartilharmos informações e instrumentos sobre os direitos da população, focando em cidadania para agirmos na transformação coletivas.” afirma Joel Eyroff, fundador do Instituto Araxá.
Próximas etapas
Em março, as formações seguem para a terceira etapa nas regiões Extremo Sul, Serra Mar, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Alto Vale e Planalto Norte. O Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Participação Social e, em Santa Catarina, conta com recursos de emenda parlamentar do deputado Pedro Uczai.