Publicidade

Mais de 100 pessoas debatem cidadania em novo encontro do Programa de Participação Social do Instituto Araxá em SC

Três cidades catarinenses dialogaram sobre políticas públicas através da educação popular

by da Redação

A segunda etapa do Programa de Participação com Educação Popular nos Territórios encerrou com formações em mais três regiões de Santa Catarina, nos dias 8 e 9 de fevereiro. O programa, promovido pelo Instituto Araxá, reuniu mais de 100 pessoas nos municípios de Itapema, Rio do Sul e Canoinhas, com lideranças comunitárias de cada região. 

Os encontros pautaram debates sobre contradições sociais dos territórios, políticas públicas, desafios regionais, acesso à informação, história, cultura, comunicação e integração de movimentos, projetos coletivos e associações.

As formações foram ministradas pela professora Sonia Regina de Souza Fernandes, pedagoga e pesquisadora na área de Políticas e Processos Pedagógicos em Educação, Diego Cabalheiro, presidente do Instituto Araxá e Mestre em Administração, Pedro Uczai, deputado federal, professor graduado em Estudos Sociais, Filosofia e Teologia, e pelo deputado estadual Marquito, referência em agroecologia, movimentos populares e organização comunitária.

“Desde sempre o Instituto Araxá prioriza em seus projetos a autonomia, o conhecimento e o protagonismo das pessoas em suas comunidades. O Programa de Participação Social cresce a cada encontro e temos muito orgulho em contribuir na formação de novas lideranças em Santa Catarina. Nesta segunda etapa, abordar o tema das Políticas Públicas possibilitou compartilharmos informações e instrumentos sobre os direitos da população, focando em cidadania para agirmos na transformação coletivas.” afirma Joel Eyroff, fundador do Instituto Araxá.

Próximas etapas

Em março, as formações seguem para a terceira etapa nas regiões Extremo Sul, Serra Mar, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Alto Vale e Planalto Norte. O Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Participação Social e, em Santa Catarina, conta com recursos de emenda parlamentar do deputado Pedro Uczai.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade