Foto: Neto Costa/Fundação Cultural/Arquivo
No dia em que o Teatro Municipal Bruno Nitz completa uma década, o ator Luciano Pedro Estevão lança o livro “Memórias em Cena”, sobre o movimento teatral de Balneário Camboriú. Patrocinada pela Fundação Cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), a obra será apresentada ao público às 19h desta quarta-feira (27), dentro da programação de aniversário do espaço cultural.
A data do lançamento do livro é também o Dia Mundial do Teatro. Na ocasião, Luciano fará homenagens aos que construíram o movimento teatral na cidade. Para escrever a obra, o artista fez pesquisas no Arquivo Histórico de Balneário Camboriú e em edições de jornais, entrevistou pessoas que guardam a memória cultural e aplicou questionários aos principais coletivos teatrais locais. Luciano acabou descobrindo que existiu um espaço teatral antes mesmo de Balneário Camboriú ser um município: o Bar Teatro Avenida, fundado em 1950 por Marciano da Silva, um trabalhador de Camboriú que abriu as principais estradas da cidade.
Na obra, o artista conta também um pouco da história do Teatro Municipal Bruno Nitz, inaugurado em 27 de março de 2014, e sobre a importância desse espaço para a cultura da cidade.
“Memórias em Cena” será distribuído gratuitamente para a comunidade. Receberão exemplares escolas, Biblioteca Municipal Machado de Assis, Arquivo Histórico, Fundação Cultural, Conselho Municipal de Política Cultural, Teatro Bruno Nitz e artistas da cidade.
As comemorações pelos dez anos do Teatro começaram segunda-feira (25) e terminam quarta (27). A programação completa por ser vista no link https://tinyurl.com/3m7fur2a.