Publicidade

Livro infantil Açu celebra a arte, a cultura e a história de Itajaí

O livro infantil Açu será lançado no dia 03 de abril, às 20h, na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí

by da Redação

Com uma abordagem inovadora que integra literatura, música e artes visuais, o livro infantil Açu será lançado no dia 03 de abril, às 20h, na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí (SC). Destinada a todas as crianças, a obra escrita por Maria Fernanda d’Ávila e produzida musicalmente por Liza Amaral, traz elementos sonoros e visuais da cidade litorânea para enriquecer a experiência literária de pequenos e grandes leitores. Durante o lançamento, que é aberto à comunidade e gratuito, o público poderá conferir, além da história, a canção inédita criada exclusivamente para o livro e os sons produzidos para a história.

O livro infantil Açu estará disponível a partir do dia 03 de abril, nos formatos físico e digital. Acessíveis por meio de QR Code, no site da Editora Sambaqui poderão ser conferidos o ebook, a versão em vídeo com audiodescrição e interpretação em LIBRAS, bem como a canção tema da história.

“Este livro de história para crianças apresenta a cidade de Itajaí e toda a sua potência cultural e artística, seus sons e cores, com objetivo de ampliar as dimensões social e cultural na primeira infância. Até onde conseguimos pesquisar, trata-se de um trabalho inédito em Santa Catarina com esse foco na cultura, história e patrimônio da cidade por meio de múltiplas linguagens. A nossa intenção é despertar não só a imaginação e a curiosidade literária dos pequenos leitores, mas ir além, conscientizá-los sobre o patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade”, destaca Maria Fernanda d’Ávila, autora do livro.

A narrativa do livro é conduzida pelo Rio Itajaí-Açu, elemento fundamental da identidade local. Durante a leitura, crianças e adultos são convidados a explorar os patrimônios culturais da cidade, como o Museu Histórico de Itajaí, o Bico do Papagaio, a Igreja Matriz, a Sociedade Sebastião Lucas, o Mercado Público, entre outros locais icônicos. A construção coletiva e criativa do livro, em suas múltiplas linguagens, contou com a participação de diferentes artistas da região.

“A experiência estética proposta pelo livro reforça a importância do pertencimento cultural desde a primeira infância. A ideia é oferecer um material de qualidade para essa faixa etária, que estimule a criatividade, o imaginário e a valorização da cultura local”, comenta Liza Amaral, responsável pela direção musical da obra.

Além do lançamento na Casa da Cultura Dide Brandão, estão previstas outras duas atividades: um evento de apresentação do livro voltado exclusivamente para o público infantil na Biblioteca Pública de Itajaí, no dia 03 de maio, às 10h; e formação em mediação cultural e contação de histórias sonorizadas para profissionais da educação infantil, programadas para o dia 30 de abril, das 14h às 16h, na Secretaria Municipal de Educação.

O projeto “Itajaí, a Cidade do Som” nasceu do encontro entre as autoras, ambas arte-educadoras com vasta experiência, formação e sensibilidade na área das artes visuais e música para a infância. O livro Açu é o primeiro produto deste projeto, que prevê muito mais arte para as crianças da cidade. A iniciativa foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com o patrocínio da Prefeitura e da Fundação Cultural de Itajaí, além de renúncia fiscal do Teporti Terminal Portuário de Itajaí e patrocínio direto da Starta.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.