O projeto “Bar Teatro Avenida” promoverá oficinas artísticas gratuitas a partir de 6 de julho, por meio do “Laboratório Cênico”. Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o projeto abriu inscrições para interessados em fazer as oficinas, as quais são nas áreas de teatro, música, dança e maquiagem artística.
As inscrições devem ser feitas de 28 a 30 de junho, no perfil do Instagram @primoattoproducoes, para participação integral nas quatro oficinas. Destinadas a maiores de 18 anos, as atividades ocorrerão na Escola Pra Dança (Rua 1542, 715, sala 32, Centro) e visam possibilitar intercâmbio cultural, vivências e capacitação nas quatro áreas.
O “Laboratório Cênico” é uma contrapartida sociocultural do projeto “Bar Teatro Avenida”, realizado pela Primo Atto Produções, com direção de Monique Neves e participação de diversos artistas da cidade. Com as oficinas, a intenção é proporcionar uma oportunidade única para artistas locais que estão se preparando para montagem do espetáculo do projeto (saiba mais abaixo) e interessados em cultura. A formação é voltada ao elenco já envolvido no projeto e a pessoas da comunidade, para as quais foram destinadas dez vagas. Ministrarão as oficinas profissionais renomados e atuantes na cultura de Santa Catarina: Bárbara Biscaro (teatro e música), Bia Mattar (dança) e Fábio Hostert (maquiagem artística).
Espetáculo “Bar Teatro Avenida”
Com o projeto “Bar Teatro Avenida”, será montado o espetáculo de mesmo nome, que pretende resgatar a essência do primeiro movimento cultural registrado em Balneário Camboriú, ocorrido nas décadas de 1950 e 1960 no local hoje ocupado pelo Hotel Marambaia. Esse ponto da cidade, outrora conhecido como Bar Teatro Avenida, foi um polo vibrante de expressão cultural na região, reunindo artistas, trabalhadores e entusiastas das artes.
A montagem do espetáculo celebra a herança cultural do Bar Teatro Avenida e busca revitalizar seu legado, oferecendo uma narrativa que conecta o passado vibrante do local com as perspectivas contemporâneas da cena artística de Balneário Camboriú.
Oficinas
Teatro
6 de julho, das 9h às 12h, com Bárbara Biscaro (Canelinha/SC), na Escola Pra Dança
Música
6 de julho, das 15h às 18h, com Bárbara Biscaro (Canelinha/SC), na Escola Pra Dança
Dança
7 de julho, das 15h às 18h, com Bia Mattar (Florianópolis e Balneário Camboriú/SC), na Escola Pra Dança
Maquiagem artística
19 de outubro, das 15h às 18h, com Fábio Hostert (Blumenau/SC), na Escola Pra Dança
Sobre a LIC
A Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú existe há 11 anos e objetiva democratizar a aplicação de recursos públicos na área da cultura, além de fomentar a produção, a circulação, a formação, a preservação e a difusão de projetos artístico-culturais no município. Anualmente, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú lança um edital da LIC para a seleção dos projetos que serão desenvolvidos com recursos públicos.