Até 30 de abril, estão abertas as inscrições para a formação teatral infantojuvenil “NovaMente”. Destinada a estudantes de nove a 15 anos, a formação é gratuita e ocorrerá dias 11, 18 e 25 de maio, no Instituto de Psicologia Sentir (Rua 1950, nº 901, Centro de Balneário Camboriú).
Para participar, é preciso se inscrever pelo site https://cialereviver.wordpress.com. O objetivo da atividade é desenvolver, por meio do estudo e práticas de técnicas teatrais, habilidades de expressão, interpretação, convivência, interação e autoconhecimento. Na formação, haverá exercícios de expressão corporal, expressão vocal, improvisação, criação de cenas, estudo de roteiro, criação de personagem, jogos teatrais e jogos de comunicação, além de noções básicas de indumentária e caracterização teatral.
A atividade é viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, do governo federal, com o apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Cia Ler e Viver, Capacitar e Instituto de Psicologia Sentir. Responsável pelo projeto de formação, a atriz e professora Regiane Coleraus conta que percebeu o interesse de crianças e adolescentes de desenvolverem-se dentro das artes e, em razão disso, propôs as oficinas.
“Entendo que nossas crianças e adolescentes, em sua maioria, têm acesso a uma profusão de informações através das redes sociais, um verdadeiro bombardeio imagético. Em tempos de selfie, sugiro que, por meio das técnicas oferecidas nas oficinas, os participantes possam acolher e utilizar as informações e vivências cotidianas trazidas para uma pesquisa, criação e produção artística em aula, buscando um olhar mais humano sobre o ambiente, o outro e si mesmo”, comenta a proponente do projeto.
Concluindo a formação, os participantes vão se apresentar dia 28 de maio, às 19h, na Biblioteca Municipal Machado de Assis (Terceira Avenida, nº 1.325, esquina com a Rua 2500), em uma atividade de contrapartida sociocultural do projeto.