A Câmara Municipal de Itapema abre ao público nesta segunda, dia 22 de abril, a “Galeria Tapera – a história de Itapema em imagens”. O espaço cultural pode ser conferido na parte interna do Poder Legislativo, e torna público parte do acervo do antigo Arquivo Histórico mantido pela instituição, e que contou com a grande atuação da itapemense, professora e historiadora Nerci Simas Bernardes, responsável por reunir os registros históricos do município.
A abertura do espaço que preserva a história e a cultura de Itapema, vem homenagear os 62 anos do município, comemorados neste domingo, dia 21 de abril. O presidente do Legislativo, vereador Jean do Dimar (MDB), destaca que a galeria já está aberta à visitação pública. “O registro da nossa gente e da nossa terra é o nosso presente pra cidade, com o objetivo de manter viva a história de Itapema e da nossa gente”, registra.
O espaço foi idealizado pela Chefe de Comunicação da instituição, a jornalista Marina Bertolli, que conta que a grande procura pelas imagens antigas da cidade motivou a criação desta galeria histórica permanente. “Também vai ser possível que as pessoas baixem as imagens diretamente no celular, com a leitura de um QR Code disponível no espaço e guardem esses registros que contam um pouco da história da nossa cidade”, ressalta.
Para visitar a Galeria Tapera – cujo nome remete ao primeiro nome dado a Itapema – basta ir até a Câmara Municipal, que fica aberta de segunda à sexta, das 8h às 19h. Na terça, quando acontecem as Sessões Ordinárias, a recepção do Legislativo atende ao público até às 20h.