A Polícia Civil de Santa Catarina apresentou nesta segunda-feira,(13) em Itapema, os 27 policiais civis que atuarão nos municípios integrantes da Delegacia Regional de Polícia de Balneário Camboriú.
O efetivo de Itapema ganhou reforço com mais oito policiais civis para atender as demandas, neste período de alta temporada. Ao todo, a Polícia Civil de Santa Catarina mobilizou 1,6 mil policiais para atuar ao longo da Estação Verão, que termina dia 04 de março.
O ato contou com a presença do delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel; do prefeito de Itapema, Alexandre Xepa; do Diretor de Polícia do Litoral, delegado Fabio Osório; do representante da Delegacia Regional de Balneário Camboriú, Aden Klaus, entre outras autoridades.
De acordo com o delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, a instituição está mobilizada em manter Santa Catarina como o estado mais seguro do Brasil. “Criamos um planejamento estratégico para dimensionar as necessidades de atendimento nos locais onde há maior fluxo de visitantes, ao longo do nosso litoral, sem comprometer o atendimento das delegacias de polícia em todo o nosso estado”, assinalou.
O prefeito de Itapema destacou a importância da parceria com a Polícia Civil para o município de Itapema. Disse ainda que já alinhou com delegado-geral outras ações de combate à criminalidade e a criação de uma estrutura de combate à corrupção.
Também participaram da solenidade representantes da PMSC, Bombeiro Militar, entre outras autoridades.
Coordenada pelo Governo do Estado, a Estação Verão envolve diversas ações para a proteção dos visitantes, em todas as áreas do Governo do Estado.
No âmbito da PCSC, a Operação Estação Verão divide-se em quatro períodos.
Os policiais apresentados na solenidade desta segunda-feira atuarão no segundo período da operação, substituindo os policiais que integraram o primeiro período, que iniciou no dia 20 de dezembro de 2024 e foi até o dia 10 de janeiro deste ano.
Dessa forma, no total, durante toda a operação, que vai até o dia 04 de março deste ano, 32 policiais civis atuarão especificamente em Itapema. No total 108 policiais civis atuarão nos municípios integrantes da 29°DRP de Balneário Camboriú.
A participação da PCSC na operação “Estação Verão” tem como objetivo promover diversas ações no âmbito da segurança pública, objetivando uma resposta rápida e efetiva para o cidadão vítima de algum tipo de crime, reforçando a segurança de todos nas praias catarinenses. Importante destacar que os policiais civis, além dos registros de ocorrência, também reforçam as equipes de investigação, entre outras ações específicas, com o fim de levar uma pronta resposta à sociedade catarinense e aos turistas.
A PCSC também desenvolve ações preventivas de segurança como, por exemplo, o Verão Seguro. Trata-se da distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças e pessoas com deficiência, a fim de facilitar a localização dos responsáveis, caso a criança se perca dos pais em locais movimentados. As pulseirinhas estão sendo entregues Os policiais civis também orientam os pais com dicas de segurança em todo litoral, praias, praças, shopping centers e locais públicos durante a estação verão 2024-2025.
Os policiais também utilizam quadriciclos para facilitar a mobilidade em toda a extensão da faixa de areia, entrega de distintivos de policiais mirins para as crianças, com o objetivo de aproximar a comunidade da instituição policial. Importante destacar que a integração da PCSC ao Centro de Controle Operacional de Balneário Camboriú, comas demais forças de segurança.