O Município de Itajaí já está com navios confirmados para as duas próximas temporadas de cruzeiros. A Cruise Lines International Association (Clia) confirmou escalas tanto para a temporada 2024/2025, que inicia no próximo mês, quanto para a temporada 2025/2026. São esperadas 85 operações.
Durante a temporada 2024/2025, que inicia no dia 18 de dezembro, Itajaí receberá 39 escalas de transatlânticos. Serão pelo menos 154 mil passageiros, sendo 45 mil embarques. O primeiro navio a atracar na cidade será o MSC Armonia, vindo de Paranaguá (PR) e com destino a Ilha Bela (SP).
A temporada 2025/2026 está ainda mais robusta e tem previsão para iniciar antes, no dia 4 de dezembro de 2025. Serão 46 escalas, equivalentes a 196 mil passageiros, sendo 66 mil embarques. A temporada encerra em 18 de abril de 2026 e poderá ser a maior da história da cidade.
“Mantivemos nosso compromisso com o desenvolvimento do turismo na nossa cidade e assim ajustamos para que essas escalas fossem confirmadas já neste ano. Caberá ao próximo governo sustentar a qualidade e agilidade das nossas operações para que Itajaí siga recebendo cada vez mais escalas”, destaca o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Thiago Morastoni.
Destaque entre os passageiros
Reuniões periódicas são promovidas pela Secretaria de Turismo e Eventos ao longo do ano para garantir a realização das operações, especialmente de embarque nos cruzeiros, tendo em vista que Itajaí é a única cidade de Santa Catarina que pode realizá-los. Os encontros contam com representantes da Clia, Polícia Federal, Marinha por meio da Delegacia da Capitania dos Portos, Praticagem, Anvisa, Vigilância Epidemiológica, MSC, Costa, agentes marítimos e operador de excursões.
Além de confirmar as escalas, previstas para ocorrerem entre dezembro deste ano e abril de 2025, a última reunião serviu para apresentar resultados da temporada de cruzeiros 2023/2024 em Itajaí, a maior da história. Dados expostos pela associação destacaram o sucesso das operações em Itajaí.
O Município apresentou a melhor nota, conforme avaliação dos passageiros, quanto ao embarque comparada com todos os outros portos. “Essa pesquisa é fundamental para entendermos o comportamento do turista de cruzeiros e como podemos melhorar para bem recebê-lo”, destaca o secretário Thiago Morastoni.
“Estamos em contato constante com Polícia Federal, Capitania dos Portos, Vigilância Sanitária e demais autoridades para garantir a agilidade dos processos de embarque e desembarque, dando mais comodidade e possibilitando que o visitante tenha mais tempo para desfrutar dos atrativos da nossa cidade. O turista de transatlânticos é fundamental para o sucesso das nossas vendas no comércio, bares e restaurantes durante o verão”, conclui Morastoni.