Publicidade

Itajaí foi uma das cidades menos afetadas pelas chuvas na região

Defesa Civil registrou 52 ocorrências entre quinta e sexta-feira; São Judas foi o bairro mais afetado

by da Redação

O município de Itajaí registrou cerca de 150 milímetros de chuva entre a quinta (16) e sexta-feira (17), quando o Litoral Norte de Santa Catarina enfrentou uma série de problemas relacionados a alagamentos. Durante os dois dias, a Defesa Civil atendeu 52 ocorrências, principalmente de alagamentos, 29, e deslizamentos de terra, 13. 
Segundo o coordenador geral da Defesa Civil de Itajaí, coronel Onir Mocellin, a falta de drenagem e o grande volume de chuva em um curto período foram os fatores responsáveis pelos alagamentos. 

Entre os municípios da região, Itajaí e Navegantes foram os menos afetados pelas chuvas. Confira abaixo a quantidade de precipitação registrada nas cidades próximas na quinta-feira, conforme dados do Laboratório de Climatologia da Univali (LabClima):

  • Ilhota, Braço do Baú – 135,8 mm
  • Itajaí, Itaipava – 129,6 mm
  • Navegantes, Centro – 82,3 mm 
  • Brusque, Centro – 231,9 mm 
  • Brusque, Limeira Alta – 193,0 mm 
  • Balneário Camboriú, Nações – 202,5 mm 
  • Balneário Camboriú, Estaleirinho – 242,8 mm 
  • Balneário Camboriú, Laranjeiras – 127,4 mm
  • Camboriú, São Francisco de Assis – 239,8 mm
  • Tijucas, Bairro Universitários – 306,4 mm

O principal bairro afetado em Itajaí foi o São Judas, com 11 ocorrências registradas, seguido pelo bairro Fazenda, com oito, e Cidade Nova, com cinco atendimentos das autoridades de segurança pública. “Também tivemos muitos deslizamentos, mas sem gravidade. Para os próximos dias não estão descartadas chuvas isoladas de verão, mas com intensidade. Por isso, mantém-se o alerta às condições climáticas”, reforça Mocellin. Para tranquilizar a comunidade, o coordenador detalha que os rios Itajaí-Mirim e Itajaí-Açu não transbordaram. 

A previsão do LabClima, conforme o climatologista Sergey de Araújo, é de que o sábado (18) tenha chuva de até 25 mm, enquanto no domingo (19) precipitação de até 15 mm. O clima deve ser de sol, com trovoadas a partir da tarde devido ao calor. As temperaturas máximas devem chegar aos 36ºC em Itajaí.  

Balanço de danos causados pela chuva 

A Prefeitura de Itajaí, por meio das secretarias, autarquias, fundações e demais órgãos, realizou um balanço para contabilizar os danos causados pelas chuvas dos últimos dias. Na Educação, 13 unidades enfrentaram problemas graves e outras 10 tiveram ocorrências não emergenciais. 

Enquanto isso, a secretaria de Saúde precisou interromper os atendimentos em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Nossa Senhora das Graças, Fazenda 1 e Salseiros. Ao todo, 27 unidades foram afetadas em decorrências das chuvas. 

Já a secretaria de Obras somou 234 atendimentos envolvendo buracos nas ruas, calçadas danificadas, retirada e limpeza de galhos em vias públicas, problemas de vazamento e entupimento das tubulações de drenagem e outros. Cerca de 30 casos já foram solucionados, enquanto os demais estão sendo atendidos e serão finalizados até este sábado. 

Na.zona rural, a comunidade de Canhanduba foi uma das mais afetadas. Todo o maquinário da secretaria de Agricultura precisou ser acionado para conter deslizamentos de terra em encostas. Além disso, foram registrados deslizamentos no Brilhante e Paciência.

A Prefeitura de Itajaí reforça o compromisso com a população e está trabalhando para solucionar os problemas causados pelas condições climáticas. Em caso de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil, 153 para a Guarda Municipal ou 193 para o Corpo de Bombeiros Militar. 

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade