Termina na próxima segunda-feira, 20, as inscrições para o processo de seleção à função de diretor de unidade escolar na rede pública municipal de Penha – conforme edital lançado pela Secretaria de Educação. As inscrições ocorrem de forma exclusiva pelo site da Prefeitura de Penha (penha.atende.net).
Até esta quinta-feira, 16, um total de 55 professores já haviam se inscrito no edital. O processo inclui análise de títulos, avaliação de competências técnicas e apresentação de um Plano de Gestão Escolar (PGE), elaborado durante um curso formativo de 20 horas na AMFRI.
Conforme o edital 01/2025, podem participar do processo profissionais que comprovem exercício de no mínimo três anos no quadro do magistério público (no cargo de Professor ou ocupante de cargo de Especialista em Assuntos Educacionais, ou em função do magistério no âmbito da escola ou da Secretaria de Educação do Município de Penha), não estar afastado do serviço público por qualquer motivo e não possuir falta injustificada no último ano de serviço público.
O edital determina ainda que em caso de readaptação será preciso apresentar laudo atualizado e compatível com a função pretendida. Os documentos para efetivação são o comprovante de curso de especialização lato sensu em Gestão Escolar ou curso de especialização Lato Sensu na área da Educação (com no mínimo, 360 horas), comprovante de curso de especialização Stricto Sensu em nível de Mestrado na área de Educação, comprovante de curso de especialização Stricto Sensu em nível de Doutorado na área de Educação e Ficha Funcional, emitida pelo setor de Recursos Humanos da Prefeitura.
A pontuação final será atribuída com base nos critérios técnicos e méritos, como comprovação de experiência, especializações e desempenho profissional. O processo, regulamentado pelo Decreto 3919/2022, visa atender à Meta 19 do Plano Municipal de Educação (Lei Municipal nº 2769/2015), promovendo a gestão democrática nas escolas públicas municipais.
A homologação final das inscrições ocorre no dia 25 de janeiro. A lista dos aprovados será publicada em 31 de janeiro. O processo contempla os Centros de Educação Infantil e as Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Penha. O mandato terá duração de até quatro anos, com possibilidade de recondução mediante novo processo seletivo.
PROCESSO CANCELADO
O Governo Municipal publicou em 3 de janeiro, comunicado de cancelamento do resultado final relativo ao processo de seleção dos diretores das unidades escolares da rede municipal, finalizado no final do ano passado. A decisão foi tomada pela Secretaria de Educação e Procuradoria Jurídica, que constataram que houve “ofensa à princípios constitucionais e normas legais violadas”.
A análise técnica e jurídica constatou que houve o descumprimento dos princípios da publicidade e impessoalidade. O parecer jurídico recomendou a suspensão imediata do processo, emitir nota pública sobre a decisão, publicar novo edital com correção das irregularidades e adoção de medidas de transparência para elevar a transparência e divulgação.
LEIA O EDITAL
https://penha.atende.net/cidadao/pagina/edital-n-012025-processo-de-selecao-para-a-funcao-de-diretor-de-unidade-escolar-na-rede-publica-municipal-de-penha/