Publicidade

Imóvel fechado no bairro cidade nova é alvo de ação do programa de combate é dengue de Itajaí

Focos do mosquito da dengue foram encontrados na propriedade

by da Redação

Um imóvel considerado de alto risco, que estava fechado e abandonado, foi aberto nesta sexta-feira (14) pelo Programa de Combate à Dengue de Itajaí, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DVE). A Secretaria Municipal de Obras participou da ação com uma máquina escavadeira e um caminhão-caçamba para retirar os entulhos acumulados no terreno.

A ação foi solicitada por vizinhos do imóvel, pois na rua já há casos de dengue. Focos do mosquito também foram encontrados durante a intervenção na residência. Agentes de endemias já haviam visitado o local, porém, o proprietário da casa não foi encontrado. Por isso, foi utilizado o mecanismo da legislação do ingresso forçado, que permite a entrada no imóvel em caso de emergência.

Durante toda a manhã, fiscais de endemias e operários da Secretaria de Obras trabalharam no local. Foi feita a limpeza da propriedade e retirados vários materiais com acúmulo de água, como lonas, potes, garrafas e outros objetos propícios para que o Aedes aegypti coloque seus ovos, aumentando assim o risco de proliferação do mosquito vetor da dengue.

O município de Itajaí é considerado infestado pelo mosquito transmissor da dengue. Por isso, é fundamental para a saúde pública que a população observe locais com água parada, que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti. Já são 184 casos confirmados e 2.790 casos notificados da doença.

As denúncias de casos como o da propriedade vistoriada nesta sexta-feira podem ser feitas no aplicativo Conecta-Í.

Pacientes com sintomas devem procurar a Central da Dengue

Em Itajaí, a Secretaria Municipal de Saúde, conta com a Central da Dengue e Doenças Infectocontagiosas Agudas, o espaço fica no décimo andar do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. O acesso é pela avenida Sete de Setembro, na lateral do Pronto Socorro de Itajaí. A central atende os pacientes com sintomas de todas as doenças infectocontagiosas. O espaço é 24 horas e conta com profissionais e estrutura apta a receber até 700 pessoas por dia.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade