Publicidade

Grupo reflexivo para homens promove Seminário para autores de violência contra a mulher

Seminário acontece (dia 25/06), às 13h30, no Plenário Pedro Mercês Vieira.

by da Redação

A Diretora do Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (CAVV) de Itapema, Rosimeri Henshel, usou a Tribuna do Povo na Câmara Municipal nesta terça (18/06), para divulgar o Seminário sobre masculinidade e grupos reflexivos para homens autores de violência contra a à mulher, que acontece na próxima semana (dia 25/06), às 13h30, no Plenário Pedro Mercês Vieira.

O Grupo Reflexivo para homens surge como uma nova proposta de conscientização e educação do público masculino, saindo da lógica punitiva, e buscando atuar na assistência desse público e na superação das dinâmicas de violência contra a mulher. “Esse é um tema importante, pois pouco se pensa em termos de políticas públicas para os homens autores de violências contra mulheres”, ressaltou a diretora.

Rosimeri destacou a participação dos palestrantes Ricardo Bortoli e Cleide Gessele, professores do Departamento de Serviço Social da FURB. Eles são os criadores do “Método Pró GR (Grupos Reflexivos) na prática”, inserindo os homens no contexto do combate à violência. Ricardo foi responsável por iniciar o movimento dos grupos reflexivos sobre masculinidade em Santa Catarina.

Participação destaque, também, de Michelli Hugill, pesquisadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que atua como Secretária do CEVID (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar). Michelle é reconhecida no país por atuar no fortalecimento dos grupos reflexivos com autores de violência doméstica contra a mulher.

O Seminário está sendo ser promovido pelo Grupo de Trabalho da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, com o apoio do Observatório da Violência contra a Mulher, da Procuradoria da Mulher da Câmara de Itapema. Rosimeri reforçou a importância de homens não violentos também participarem, contribuindo para o debate e trazendo exemplo de condutas para os participantes. “Realizar Grupos de responsabilização e educação de agressores é uma forma de construirmos espaços de reflexão onde eles entrem em contato com o que fizeram, buscando a conscientização e assistência a eles”, explicou a diretora do CAVV na tribuna.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade