Representantes dos governos de Santa Catarina e Japão estiveram reunidos para discutir investimentos e estreitar relações. O governo japonês manifestou interesse em ampliar os negócios que tem no Estado, especialmente no Porto de São Francisco do Sul que é utilizado para as exportações ao país asiático.
Os secretários de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, de Planejamento, Edgard Usuy e o presidente da SCPAR, Renato Lacerda, receberam o Conselheiro do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca (MAFF), Daisuke Asano. Participaram também representantes da Terlogs, Terminal Marítimo que opera em São Francisco do Sul.
“O estreitamento destas relações será importante para os negócios entre o Japão e Santa Catarina seja ampliado. Temos demandas que são de interesse comum e entendemos que juntos poderemos encontrar soluções”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.
O Conselheiro Asano atua na Divisão de Exportação e Assuntos Internacionais de Regiões Emergentes do Ministério e confirmou que o governo japonês tem interesse em ampliar as relações comerciais com o Estado de Santa Catarina.
“A equipe de atração de investimentos da SCPAR já vinha atendendo empresas japonesas com interesse em investir em SC, mas a vinda do representante do Ministério da Agricultura japonês estreita ainda mais os laços entre nosso estado e o Japão e nos permite abrir outras frentes para atração proativa de negócios estratégicos para Santa Catarina”, acrescentou o presidente da SCPAR, Renato Lacerda.
“Nos colocamos à disposição do governo japonês para buscar dentro do governo as parcerias necessárias para o reforço nestas relações”, completou o secretário da Seplan, Edgard Usuy.
Ficou definido no encontro que serão alinhadas demandas que poderão ser levadas conjuntamente para discussão entre o Governo Federal do Brasil e o Governo do Japão, que tem uma agenda prevista para o mês de setembro de 2024.