A guarnição deslocou-se até o local da ocorrência após solicitação via central, que relatava possível situação de maus-tratos envolvendo um animal da raça pitbull. No endereço indicado, foi realizado contato com o proprietário do imóvel e tutor do animal, o Sr. R F M.
Durante a averiguação, foi constatado que o animal em questão trata-se de um pitbull macho, o qual aparentava boas condições físicas, sem quaisquer sinais visíveis de maus-tratos, conforme também registrado em imagens anexadas e repassadas à central.
O animal encontrava-se com coleira e guia reforçada, instalada de forma que lhe permite acesso à extensão do terreno do Sr. R, inclusive com possibilidade de circulação até parte do terreno vizinho. Constatou-se ainda que o animal possui espaço adequado para locomoção, casinha para abrigo e descanso, bem como cobertura e amparo compatíveis com os cuidados mínimos necessários à sua saúde e bem-estar.
O Sr. R relatou que na sexta-feira, dia 11 de abril de 2025, a equipe do Grupo de Operações com Animais (GOR) esteve no local e procedeu com a vistoria completa. Na ocasião, foram apresentados os documentos do animal, incluindo as carteiras de vacinação atualizadas e o certificado de castração. Segundo ele, os agentes identificados como Rufina e Paulo realizaram o atendimento, fotografaram o animal e confirmaram não haver indícios de maus-tratos.