Mais de 4,5 mil servidores educacionais de Itajaí estiveram presentes na formação continuada promovida pela Secretaria de Educação, nesta terça-feira (4). O evento reuniu professores, gestores, agentes de atividade em educação e servidores administrativos. Além de marcar o início do ano letivo, a capacitação contou com uma palestra especial com Ainor Lotério, com o tema “Motivação na Educação 2025: que as ações educativas virem inspirações para a vida”.
O encontro reforçou o papel do educador como mais do que um transmissor de conhecimento, mas um guia no processo de autoconhecimento e desenvolvimento de talentos. A palestra explorou a Pedagogia da Alegria, com reflexões e práticas inovadoras para tornar a educação mais dinâmica e prazerosa. Utilizando bicicleta, violão, plantas e experiências interativas, Lotério ilustrou conceitos que incentivam novas abordagens no dia a dia escolar.
O secretário de educação, Silvano Amaro, destacou a importância do encontro como um momento de alinhamento pedagógico e motivacional. “Nós estamos propondo um momento motivacional para os nossos servidores. A proposta é que sua ação seja inspiração para os nossos alunos e todas as pessoas que são atendidas lá no ambiente escolar. Faremos um excelente ano letivo”, afirmou.
Agente em atividades educacionais há 20 anos, no CEI Prof. Mauricélia André do Nascimento, Neide Pasold Uriarte ressaltou a relevância da formação para o início de mais um ano letivo. “Essas formações continuadas são muito importantes, principalmente antes do início das aulas para alinhar ideias e saber o caminho que devemos trilhar”, disse.
Para 2025, aproximadamente 45 mil estudantes iniciarão o ano letivo na próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, nos Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas Básicas, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no CEMESPI. Ao todo, 16.985 alunos estão matriculados nos Centro de Educação Infantil, sendo que 10.803 estão nas creches municipais e 6.182 nas creches credenciadas. Já nas 41 escolas de ensino fundamental espalhadas pelos bairros de Itajaí, 26.179 estudantes darão início às aulas em fevereiro.
A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) conta com cerca de 500 matrículas, atendendo estudantes em cinco escolas específicas. As matrículas para o EJA abrem a partir do dia 03 de fevereiro, os interessados podem se inscrever diretamente na secretaria da escola. No Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI), estão disponíveis 250 vagas e a inscrição é diferente, a própria escola encaminha o laudo do aluno para a instituição que posteriormente agenda uma avaliação antes de efetuar a matrícula.