Reunião realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública de Balneário Camboriú discutiu detalhes da operação “BC Folia”. O encontro aconteceu na tarde de segunda-feira (17) para alinhar as ações e garantir um Carnaval seguro para foliões, turistas e comunidade em geral. Além das forças de segurança, como Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Polícia Militar e Polícia Civil, a ação irá envolver também as secretarias de Turismo, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente e a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).
Conforme explicou o secretário de Segurança Pública, Evaldo Hoffmann, a operação terá início às 17h do dia 28 de fevereiro (sexta-feira) e seguirá até às 8h do dia 5 de março (quarta-feira). “Serão cinco dias de operação, por isso a importância de trabalharmos todos juntos, com ações e estratégias bem definidas e planejadas”, ressaltou.
Este ano, além do palco na Praia Central, em frente à Praça Almirante Tamandaré, também será montado um palco no Bairro do Estaleiro. Além disso, os trios elétricos passarão também pelos bairros, em horários diferentes dos desfiles programados na Orla da Praia Central. E a descentralização da festa exigirá atenção redobrada das forças de segurança. “Estamos alinhando as ações e mapeando as ruas que terão que ser interditadas e os locais onde haverá agentes das forças de segurança. Nossa intenção é fazer com que o Carnaval ocorra de forma segura em toda a cidade”, disse Hoffmann.
A interdição de todas as vias será divulgada nos próximos dias, mas já ficou definida a interdição, durante à noite dos dias 1º, 2 e 3 de março (sábado, domingo e segunda-feira, respectivamente), da Avenida Atlântica a partir da Avenida Alvin Bauer até a Rua 3000, para a passagem de charangas e dos trios elétricos.
O diretor de Marketing e Projetos da Secretaria de Turismo, Rafael Amâncio, explica que o alinhamento das estratégias e diretrizes estabelecidas na reunião servirão como parâmetro oficial para toda a operação. De acordo com o diretor, um novo encontro será realizado, reunindo, além dos órgãos responsáveis, representantes dos blocos carnavalescos e da diretoria da Liga Carnavalesca Independente de Balneário Camboriú. “O encontro será essencial para definir as áreas de bloqueio, os horários de fechamento e reabertura da Avenida Atlântica, além do cronograma oficial dos desfiles”, disse.
Atendimento
Além do planejamento para garantir a segurança da festa, também ficou definido na reunião, que além da equipe disponível no Centro de Controle Operacional (CCO), a Secretaria de Saúde também irá disponibilizar uma ambulância e profissionais para estarem, durante os dias de folia, na Praça Almirante Tamandaré. “Importante ressaltar que além destes atendimentos no local, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município permanecerão atendendo normalmente, estando de portas abertas 24 horas por dia”, afirma a secretária Aline Leal.
Outros serviços, como a contratação de banheiros químicos e instalação de bebedouros próximos aos palcos também foram anunciadas na reunião. Estão programadas ainda a contratação de segurança privada e serviços de zeladoria e limpeza.
Texto e foto: Kássia Dalmagro