A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), em parceria com a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (CODETRAN) e os comerciantes do Centro de Abastecimento Prefeito Paulo Bauer (Mercado do Peixe), decidiu adiar as alterações no fluxo de trânsito da fila de acesso ao Ferry Boat para depois do Carnaval.
A mudança, que prevê a criação de uma faixa exclusiva para a fila do Ferry Boat, tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico da Avenida Ministro Victor Konder, a Beira Rio, e aumentar a segurança e organização da área.
De acordo com o diretor de Mobilidade Urbana, Rosuel Assis, a decisão de postergar as alterações foi sugerida pelos próprios comerciantes do Mercado do Peixe. “Alguns comerciantes pediram que a mudança fosse feita após o Carnaval devido às modificações temporárias que já são realizadas na via para atender ao grande público que prestigia as festividades na Beira Rio”, explicou Rosuel.
O projeto, que está praticamente pronto para ser implementado, precisa apenas de um ajuste final: a definição de algumas vagas de estacionamento para carga e descarga, um ponto importante para minimizar o impacto nas atividades do Mercado do Peixe. “Estamos ajustando a questão das vagas com os comerciantes para que a implementação cause o menor transtorno possível”, completou Rosuel.
A principal alteração proposta no projeto é a criação de uma nova fila para o Ferry Boat, que passará por trás do Mercado do Peixe. A medida visa, além de melhorar o fluxo de veículos, facilitar o acesso ao estacionamento rotativo em frente ao mercado e combater as práticas dos “fura-filas”, que geram congestionamento e transtornos no local.
As alterações devem proporcionar um melhor ordenamento do tráfego, especialmente durante os horários de maior movimento, garantindo maior segurança e fluidez para quem transita pela região.