A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) está garantindo a segurança da 37ª edição da tradicional Festa Nacional do Marreco, conhecida como Fenarreco, que acontece de 10 a 20 de outubro, em Brusque. Neste ano, a entrada é gratuita, e o evento já atraiu um grande público. Somente no último sábado, 12, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo pavilhão da festa.
A PMSC, por meio do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), está à frente das operações de segurança, com apoio de policiais de outros batalhões, como Tubarão, Navegantes, Florianópolis e São José, garantindo que todas as atividades ocorram de forma pacífica e harmoniosa. A presença reforçada da Polícia Militar visa assegurar a tranquilidade de moradores e visitantes durante o evento.
Além do patrulhamento ostensivo, a PMSC instalou um ponto de atendimento ao público em local estratégico dentro do parque. Esse espaço oferece orientação a turistas e visitantes, ao mesmo tempo que agiliza as ações de policiamento no local. Operações de trânsito também estão sendo realizadas nos arredores do parque, com o objetivo de aumentar a segurança.
Pela primeira vez, a Fenarreco conta com um sistema de reconhecimento facial, utilizado pelas Polícias Militar e Civil para identificar pessoas desaparecidas, criminosos e monitorar suspeitos durante o evento, ampliando a capacidade de vigilância e proteção.
No sábado, 12, policiais militares que atuam no 18º BPM participaram do desfile de abertura da festa, vestidos com trajes típicos germânicos, promovendo um momento de interação com a comunidade e celebrando a cultura local.
A Fenarreco é o maior evento de Brusque e uma das principais festas de outubro em Santa Catarina, com destaque para a gastronomia típica, chope gelado e música alemã que animam o público. A Polícia Militar permanece atuando durante todo o evento para garantir a Ordem Pública para os participantes.