Foto: Divulgação / CBMSC
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina, fez o envio de ajuda humanitária para atender as famílias nos municípios mais afetados pelas fortes chuvas no estado desde a última quinta-feira, 16. Biguaçu, Camboriú, Itapema e Porto Belo representam os totais mais expressivos na destinação dos itens.
Distribuição de itens de ajuda humanitária em Itapema
O Governo do Estado reafirma o compromisso de prestar suporte aos municípios atingidos, garantindo o envio ágil de insumos essenciais para atender a população impactada. A distribuição inclui os seguintes quantitativos:
Biguaçu:
• 56 galões de água potável (5L)
• 56 cestas básicas
• 30 colchões de solteiro
• 30 kits de acomodação de solteiro
• 30 kits de higiene pessoal
• 56 kits de limpeza doméstica
Camboriú:
• 73 galões de água potável (5L)
• 287 cestas básicas
• 140 colchões de casal
• 140 colchões de solteiro
• 140 kits de acomodação de casal
• 140 kits de acomodação de solteiro
• 657 kits de higiene pessoal
• 287 kits de limpeza doméstica
Itapema:
• 423 cestas básicas
• 60 colchões de casal
• 60 colchões de solteiro
• 60 kits de acomodação de casal
• 80 kits de acomodação de solteiro
• 865 kits de higiene pessoal
• 423 kits de limpeza doméstica
Porto Belo:
• 73 cestas básicas
• 28 colchões de casal
• 22 colchões de solteiro
• 28 kits de acomodação de casal
• 22 kits de acomodação de solteiro
• 28 kits de higiene pessoal
• 40 kits de limpeza doméstica
Acesso aos itens de ajuda humanitária
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil está trabalhando para dar uma resposta mais célere possível para os pedidos de ajuda. A pasta é responsável pelo envio de colchão, roupa de cama, cestas básicas, kits de higiene e limpeza e telhas, por exemplo, sempre que solicitado pelo município afetado. O trâmite é simples e geralmente atendido no mesmo dia.
“Por vezes o munícipio começa fazendo um atendimento inicial e o estado complementa essa ação fornecendo os itens solicitados. É o município que faz a avaliação do número de pessoas desabrigadas ou desalojadas, residências afetadas e faz essa solicitação para a secretaria via coordenador regional. Aqui nós avaliamos o pedido e fazemos a destinação dos itens tentando sempre atender num prazo máximo de 24 horas após a solicitação”, garante o gerente de Logística e Assistência Humanitária da Secretaria, Coronel Fernando Ireno Vieira.