O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), anunciou nesta sexta-feira, 25, os reforços para a Estação Verão 2024/2025. A pré-temporada começa no dia 2 de novembro, vai até a alta temporada, período em que a população aumenta consideravelmente devido à visita de turistas.
Durante a pré-temporada, o número de guarda-vidas Civis, postos guarda-vidas ativados, recursos empregados e ações de prevenção aumenta gradativamente até o início da Alta Temporada, que, neste ano, começa em 16 de dezembro e vai até 9 março de 2025. Durante a Alta Temporada, os recursos serão intensificados.
Prevenção
Para a temporada 2024/2025, prevenção é o foco do CBMSC. Para isso, além da conscientização do público adulto, a educação preventiva segue ao longo de todo o ano por meio do Projeto Golfinho, que visa formar as crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos.
O Programa Golfinho é gratuito, voltado para crianças de 7 a 11 anos de idade. Ele é feito durante o ano inteiro em cidades do interior do estado e, para prevenção em praias, durante a Estação Verão.
Por meio de brincadeiras e jogos coletivos, os pequenos aprendem sobre os cuidados com o mar, piscinas, lagos e rios. Como, quais os locais mais adequados para tomar banho, o que significam as cores das bandeiras na beira da praia e como podem proceder em caso de algum incidente ou afogamento nas piscinas.
Ao orientar os “golfinhos”, como são chamadas as crianças formadas no projeto, o CBMSC promove a conscientização coletiva e a cidadania ao entender que cada criança adquire um conhecimento, podendo compartilhá-lo entre familiares e amigos.
Bandeiras e aplicativo CBMSC Cidadão
Diariamente, na ativação do serviço de guarda-vidas, uma bandeira retangular é fixada no posto para que todos que chegam à praia saibam, pela cor, qual é a condição do mar naquele dia.
A bandeira vermelha significa alto risco de afogamento, a amarela médio risco de afogamento e a verde baixo risco de afogamento. Há ainda a bandeira retangular lilás, que indica se há incidência de água-viva no local.
Já na faixa de areia, os guarda-vidas utilizam a bandeira triangular vermelha para indicar que, em um determinado local, há presença de corrente de retorno. Por isso, as áreas com bandeira vermelha não são indicadas para banho, pois apresentam alto risco de arrastamento e, consequentemente, afogamento.
As informações sobre as bandeiras utilizadas nas praias podem ser acessadas antes mesmo do banhista sair de casa, pelo aplicativo CBMSC Cidadão. O download está disponível gratuitamente, tanto para versão Android quanto para iOS.
Devido às características do Litoral catarinense, o CBMSC mantém postos de guarda-vidas ativos durante todo ano, em pontos estratégicos. Para saber onde eles estão localizados, basta também acessar o aplicativo CBMSC Cidadão. No ícone praias, é possível visualizar as condições do mar (indicadas pelas ores das bandeiras de cada posto de guarda-vidas ativo), a incidência de águas-vivas, a balneabilidade da água, presença de ressaca, além dos endereços dos postos de guarda-vidas.
Dentro do aplicativo, se encontram dicas referentes às bandeiras de sinalização utilizadas, quais são os riscos permanentes e não permanentes que devem ser observados e o que fazer em caso de queimaduras por águas-vivas, por exemplo.
Texto: Mônica Andrade – CCS CBSMC
Fotos: Divulgação CBMSC