Publicidade

Escolas recebem Fábrica de Leitores em Balneário Camboriú

Projeto deve contemplar quase 800 alunos da rede pública municipal

by da Redação

Cerca de 800 alunos da rede pública municipal de Balneário Camboriú vão participar, de maio a junho, do projeto Fábrica de Leitores: uma contação de histórias imersiva e interativa, voltado à alfabetização e ao letramento dos envolvidos. A iniciativa, dirigida aos anos iniciais do Ensino Fundamental, acontece nos Centros Educacionais Municipais Jardim Iate Clube, Tomaz Francisco Garcia e Dona Lili.

Implementada com cada turma na própria sala de aula, a atividade prevê oferecer uma experiência de educação imersiva por meio da literatura, do teatro e de novas tecnologias, levando os participantes ao universo da contação de histórias com múltiplos recursos, a exemplo da cenografia, e estímulo ao seu potencial criativo. Narrativas de autores clássicos e contemporâneos, como Daniel Munduruku, André Neves, Manoel de Barros, Lewis Carroll e Antoine de Saint-Exupéry, inspiram a dinâmica de trabalho das executoras, que conta com metodologias ativas – além de leitura, desenho e escrita.

Na terça (28) e na quarta-feira (29), Fábrica de Leitores volta ao Centro Educacional Municipal (CEM) Jardim Iate Clube – que recebeu o projeto no dia 23 –, com sessões às 8h e às 15h. Nos dias 04 e 05/6, é a vez do CEM Tomaz Francisco Garcia, com atividades previstas para as 9h e as 15h. Já o CEM Dona Lili terá sessões nos dias 06, 11 e 12/6, com atividades agendadas às 9h e às 15h.

De acordo com a Secretaria da Educação, os efeitos do projeto podem extrapolar a melhoria de habilidades relacionadas à comunicação oral, à redação e à interpretação, ao estimular a imaginação, a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes e deter o potencial de favorecer a resolução de problemas matemáticos e a inovação em ciências. As atividades são oferecidas pela Platô Cultural.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade