Publicidade

Escolas de Balneário Piçarras vão receber três toneladas de adubo para manutenção das áreas verdes

Produção de adubo ocorre na Unidade de Compostagem, com coordenação do Instituto do Meio Ambiente

by da Redação

O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) iniciou a entrega de adubo para as escolas municipais, a fim de promover a manutenção das hortas e áreas verdes das instituições de ensino. Cada unidade escolar receberá 500kg de material orgânico.

Nesta terça, 14, e quarta-feira,15, a entrega foi iniciada na Escola Professora Felicidade Pinto Figueredo, na Escola Monteiro Lobato e CIEF. As merendeiras, responsáveis pela separação dos resíduos, também receberam pacotes de adubo para uso domiciliar.

O adubo é produzido a partir de resíduos orgânicos coletados nas unidades escolares e na Colônia de Pescadores, além de cocos verdes recolhidos na praia. Desde a implementação da Unidade de Compostagem em junho de 2023, onde o material orgânico é tratado e condicionado em embalagens de 1kg, foram recolhidas mais de 20 toneladas de cascas de coco verde e 10 toneladas de resíduos de pesca.

Na unidade, os resíduos são processados e misturados, gerando um fertilizante orgânico rico em nitrogênio e carbono. Essa mistura, além de substituir os fertilizantes químicos, possui propriedades benéficas para o desenvolvimento vegetal, graças à presença de quitina nas cascas de camarão, que inibem o crescimento de fungos.

A produção é parte do projeto de gestão de resíduos do município e o fertilizante também é distribuído gratuitamente no IMP, incentivando a participação de todos no projeto e promovendo a sustentabilidade ambiental.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade