O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) iniciou a entrega de adubo para as escolas municipais, a fim de promover a manutenção das hortas e áreas verdes das instituições de ensino. Cada unidade escolar receberá 500kg de material orgânico.
Nesta terça, 14, e quarta-feira,15, a entrega foi iniciada na Escola Professora Felicidade Pinto Figueredo, na Escola Monteiro Lobato e CIEF. As merendeiras, responsáveis pela separação dos resíduos, também receberam pacotes de adubo para uso domiciliar.
O adubo é produzido a partir de resíduos orgânicos coletados nas unidades escolares e na Colônia de Pescadores, além de cocos verdes recolhidos na praia. Desde a implementação da Unidade de Compostagem em junho de 2023, onde o material orgânico é tratado e condicionado em embalagens de 1kg, foram recolhidas mais de 20 toneladas de cascas de coco verde e 10 toneladas de resíduos de pesca.
Na unidade, os resíduos são processados e misturados, gerando um fertilizante orgânico rico em nitrogênio e carbono. Essa mistura, além de substituir os fertilizantes químicos, possui propriedades benéficas para o desenvolvimento vegetal, graças à presença de quitina nas cascas de camarão, que inibem o crescimento de fungos.
A produção é parte do projeto de gestão de resíduos do município e o fertilizante também é distribuído gratuitamente no IMP, incentivando a participação de todos no projeto e promovendo a sustentabilidade ambiental.