Mais uma novidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino no mês de abril. Em uma parceria entre a Prefeitura de Penha, por meio da Secretaria de Educação, e o Corpo de Bombeiros Militar, o Projeto Golfinho nas escolas terá como público-alvo as crianças de 10 e 11 anos, com objetivo de orientar sobre a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos de lazer, incluindo piscinas, mar, lagos e rios, e promover a conscientização sobre a educação ambiental. A expectativa é contemplar cerca de 270 crianças.
O Programa será desenvolvido em três encontros, no contraturno da escola. No primeiro encontro as atividades serão realizadas no ambiente escolar, no segundo encontro as serão realizadas as atividades em piscina e o terceiro encontro será na praia, juntamente com a formatura dos alunos. O início do projeto será com as escolas Rubens João de Souza, Horacina Soares Francisco e Maria Emília da Costa, nos dias 2, 3 e 4.
“Em todos os encontros serão realizadas explanações teóricas alternadas com dinâmicas e atividades práticas para que de forma lúdica o conteúdo possa ser absorvido. O Projeto Golfinho capacita as crianças a se tornarem mais conscientes e responsáveis em suas atividades recreativas, além de cultivar valores de preservação e sustentabilidade”, pontua a bombeira militar, Sargento Stefania Adaime Veit.
A Secretaria de Educação apoia o projeto através do transporte, monitores e alimentação. “Recebemos esse projeto maravilhoso e não pensamos duas vezes para prestar todo o apoio necessário. Tenho certeza que será uma experiência maravilhosa aos nossos alunos e muito proveitoso para toda a vida deles”, finaliza a Secretária da pasta, Thyrciane Santana.
O projeto ainda conta com o apoio do Hotel Recanto dos Dinossauros, que disponibilizará a piscina para as atividades do segundo encontro, e do Júlio Lanches, que presta apoio com o material didático.
Texto, Lyandra Machado, jornalista responsável
Fotos: CBMSC