Publicidade

Escola Educar, vencedora do projeto Óleo Solidário, recebe computador doado pela Conasa Águas de Itapema e parceiros

Turma 904 do 9º ano da Educar foi a vencedora do ranking que arrecadou litros de óleo de cozinha para reciclagem

by da Redação

Foto: Representantes da Apae, Conasa Águas de Itapema e Faaci realizam a entrega do computador à Escola Educar representada pela diretora Tânia Grabovski e professores do 9º ano

A Escola Municipal de Ensino Básica Educar recebeu, nesta terça-feira (5), um computador para uso pedagógico doado pela Conasa Águas de Itapema e parceiros do projeto Óleo Solidário. A instituição foi a vencedora do ranking que estimulou alunos do 9º ano das escolas municipais Educar, Maria Linhares e Bento Elói a arrecadarem o maior número de litros de óleo de cozinha para reciclagem, com a renda aferida doada à Apae de Itapema.

O projeto foi realizado no segundo semestre do ano passado e mobilizou cerca de 500 estudantes. Ao total foram reciclados 905 litros de óleo, evitando o descarte incorreto no esgoto ou no meio ambiente. O projeto envolveu além da Conasa Águas de Itapema, a Facci (Fundação Ambiental Água Costeira de Itapema), o Rotary Club Itapema Costa Verdes Mares, a Secretaria Municipal de Educação e a Apae de Itapema, e estimulou os estudantes a mobilizarem famílias e comunidades na correta separação do resíduo.

O descarte incorreto do óleo de cozinha na rede coletora causa problemas para o sistema de tratamento de esgoto, contaminação de solos, rios, lagos e oceanos. Estima-se que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.

A diretora da Educar, Tânia Grabovski, ressaltou que o ranking proporcionou uma forma prazerosa de aprendizado sobre a educação ambiental. “O engajamento dos alunos, professores, equipe pedagógica, famílias e comércio em geral foi muito bom, e poder ajudar uma instituição como a Apae foi igualmente gratificante. Os alunos tiveram um grande aprendizado. O recebimento do computador como premiação final nos ajudará a melhorar ainda mais o desempenho pedagógico na unidade escolar”, afirmou.

A retirada dos litros de óleo das escolas foi realizada pela equipe do Rotary Club Itapema Costa Verdes Mares e direcionada a uma indústria que utiliza o resíduo para fabricação de biodiesel, glicerina e produtos de limpeza. O projeto Óleo Solidário terá continuidade em 2024.

Publicidade

Veja também

No Ponto SC @2024 – Todos direitos reservados.
Publicidade